Lamas inaugura exposição do Património Musical da freguesia
Domingo , Dezembro 8 2019 Periodicidade Diária nº 2293
Principal / Freguesias / Lamas inaugura exposição do Património Musical da freguesia

Lamas inaugura exposição do Património Musical da freguesia

Foi inaugurado, este sábado, no auditório da Junta de Freguesia de Lamas, mais uma exposição no âmbito do projeto “Património Musical do Concelho de Braga”, uma iniciativa levado a cabo pela Câmara Municipal de Braga, que visa dar a conhecer, valorizar e preservar o património musical das freguesias do concelho.

Nesta exposição destaca-se a iconografia musical de Lamas e o seu património musical imaterial, como também a história das suas tradições.

João Alves, presidente da Junta de Freguesia de Lamas, agradeceu a presença de todos que participaram na inauguração da exposição. “Quero agradecer a vossa vinda para esta excelente exposição que irá ficar aqui patente no nosso auditório da Junta de Freguesia. Peço-vos que tragam também aqui os vossos filhos e netos, não só para conhecerem o património de Lamas, mas também caso precisarem de fazer algum trabalho sobre a freguesia. Estará aqui à vossa disposição e, por isso, tenho de agradecer também à Elisa Lessa e à vereadora da Cultura por esta exposição”, disse João Alves.

Na inauguração marcou também presença Elisa Lessa, coordenadora do projeto “Património Musical do Concelho de Braga”, onde sublinhou que “o nosso património é como aprender a ler o mundo. É conhecermo-nos a nós próprios. É termos memória e identidade”.

Lídia Dias, vereadora da cultura da Câmara Municipal de Braga, explicou que o projeto “Património Musical do Concelho de Braga” tem ajudado a população a criar outro tipo de trabalhos através das exposições que têm percorrido as freguesias. “Os painéis que estão aqui expostos e outros que têm passado pelas outras freguesias, têm contribuído para a comunidade conhecer o património de onde residem, como também na concretização de projetos muito interessantes, e isso é muito gratificante”, explicou a vereadora da Cultura.

No auditório estão expostos painéis com o espólio de “A Freguesia de Lamas”, “Os Instrumentos Musicais no Tempo da Mamoa de Lamas”, “A Igreja Matriz”, “As Antigas Confrarias e a Festa ao Menino Jesus”, “A Festa da Senhora do Ó”, “A Capela de Santo António”, “A Festa de Santo António”, “Os Cortejos de Oferendas”, “A Festa das Colheitas”, “O Grupo de Cavaquinhos”, “A Igreja Nova e o Grupo Coral” e “O Grupo Vocal Ensemble”.

A noite culminou com um recital na Igreja Paroquial de Lamas, levada a cabo pela harpista Eleonor Picas e pelo Vocal Ensemble, com direção de Arlindo Ferreira.

Lamas inaugura exposição do Património Musical da freguesia

Freguesia de Lamas celebra Património Musical da freguesia com exposição.

Posted by Braga TV on Sunday, September 22, 2019

Acerca Braga TV