Juventude Popular de Braga debateu Ação Social e Voluntariado
Terça-feira , Setembro 17 2019 Periodicidade Diária nº 2211
Principal / Notícias / Juventude Popular de Braga debateu Ação Social e Voluntariado

Juventude Popular de Braga debateu Ação Social e Voluntariado

A Juventude Popular de Braga promoveu mais uma conferência no âmbito da iniciativa “Smart Cities”. Ação Social e Voluntariado foram os temas levados a debate, reunindo, na Junta de Freguesia de S. Victor, instituições, organizações e sociedade civil na discussão sobre a Braga do Futuro.

O painel de oradores contou com personalidades destacadas em vários projetos sociais na cidade, entre elas Rui Barreira, ex-diretor Distrital da Segurança Social de Braga, que ficou encarregue do subtema “Empreendedorismo Social”; Diogo Dias, da Cáritas de Braga, que falou sobre as “Respostas em Rede” e o presidente da associação Synergia, Ricardo Sousa, que abordou o tema da “Juventude e Voluntariado”. A moderação do debate ficou a cargo de Altino Bessa, vereador do Município de Braga.

No final da conferência, que contou com dezenas de jovens, Diogo Dias realçou a importância de trazer à mesa este tipo de discussão. “Caminhamos para um futuro em que teremos de nos adaptar àquilo que são as Smart Cities e àquilo em que Braga se está a tornar. Acho que foi uma noite muito proveitosa em que tivemos jovens a discutir conceitos importantes como a introdução da inovação social na cidade e onde todos aprendemos um bocado”, disse.

Por sua vez, Rui Barreira encarou como “uma enorme honra o convite para uma plateia deste calibre, quando muitas vezes achamos que os jovens estão mais desligados e isto vem-nos dizer o contrário”. Após uma intervenção que incidiu sobre a evolução das novas tecnologias e os seus prós e contras no trabalho de ação social, o ex-diretor da Segurança Social de Braga mostrou-se satisfeito com a conversa promovida. “Foi uma iniciativa muito enriquecedora e acho que valerá a pena acompanhar todas as experiências que saíram daqui. Uma conferência tem objetivos e quando esses se concretizam é muito bom saber o seu seguimento. Penso que estes jovens darão uma reposta cabal àquelas que serão as necessidades futuras da nossa sociedade na parte da ação social”, sublinhou.

O mesmo foi partilhado por Ricardo Sousa, que ficou responsável pela temática da juventude e voluntariado.“Há um pensamento cívico muito positivo nesta questão das Smart Cities, da partilha de informação e da rede de trabalho. Quando assim é só tenho de ficar satisfeito”, concluiu o presidente da associação bracarense Synergia.

Acerca Braga TV