Jovem de Braga destaca-se em competição nacional com projeto na área do Turismo
Quarta-feira , Outubro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2240
Principal / Educação / Jovem de Braga destaca-se em competição nacional com projeto na área do Turismo

Jovem de Braga destaca-se em competição nacional com projeto na área do Turismo

Profissional de Turismo, da Escola Profissional Profitecla, em Braga, e destacou-se entre os 14 projetos selecionados na grande final realizada em Coimbra, sendo distinguido na categoria de Apresentação/Comunicação com um prémio no valor de 500 euros.

O projeto “À Descoberta de Braga Oculta” tem como principal objectivo dar uma maior visibilidade a determinados recursos turísticos da cidade de Braga, que são menos conhecidos e têm um valor patrimonial e histórico que merece ser conhecido e divulgado. Ao criar esta ferramenta tecnológica, a autora pretendeu utilizar uma forma diferente de “caça ao tesouro”, popularmente chamada geocaching, que é hoje amplamente conhecida e utilizada em todo o mundo. Através da colocação de uma “cache” no local, é possível fazer a sua divulgação nos mais diversos meios online associados a esta prática, e mobilizar potenciais turistas a visitarem esses locais, alguns dos quais “tesouros esquecidos” existentes na cidade.

Outro ponto de destaque do projeto de Liane Ferreira é o facto de a tecnologia utilizada ser fácil e intuitiva, envolver um investimento diminuto e, permitir combater a sazonalidade do setor do turismo, promovendo a cidade de Braga não só com um destino emblemático e de interesse histórico relevante, nomeadamente pelos seus monumentos, mas também toda uma região.

Melhor PAP Nacional e Vencedores Categorias Criatividade e Inovação, Sustentabilidade e Prémio Júri

O grande vencedor da 4ª Edição da iniciativa “A Melhor PAP Nacional Geração +” coube ao projeto de Helena Real, de 19 anos, finalista do Curso de Técnico de Desenho Digital 3D, da Escola Profissional Digital, em Lisboa. Além do vencedor foram distinguidos os autores das 4 PAP’s nas categorias de Criatividade e Inovação, Sustentabilidade, Apresentação/Comunicação e Prémio de Júri, é atribuído o prémio no valor de 500 Euros a cada categoria. Além de Liane Ferreira distinguida com o Prémio Apresentação os vencedores foram os seguintes:

  • Prémio Criatividade – Vítor Abreu Lima com o projeto Arte Digital e Foto Manipulação, do Curso Técnico Profissional de Design Gráfico da Escola Profissional de Braga.
  • Prémio Sustentabilidade – Tiago Soares Lima com o projeto Students Stats, do Cursos e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Ruiz Costa.
  • Prémio Júri – Ângela Taborda, Ângela Jesus, Bruna Jesus, Juliana Mendonça, com o projeto Portus- Turismo em Comunidade, Curso Técnico Profissional de Turismo.

Iniciativa Geração + incentiva ao empreendedorismo dos jovens

A Iniciativa “Geração+” tem por objetivo escolher e premiar em cada ano letivo, as 5 melhores Provas de Aptidão Profissional (PAP) de todas as Escolas Profissionais da Sub Holding Rumos Education, nomeadamente Escola Profissional de Tecnologia Digital (Escola Digital), Escola Profissional Ruiz Costa (eRC), Escola Profissional de Braga (EPB) e Escola Profissional Profitecla (Profitecla).

Na grande final, o júri selecionará 5 das 14 PAP’s a Concurso de acordo com diferentes critérios – Estruturação do Projeto, Expressão Escrita, Criatividade/Inovação, Pertinência do projeto, Viabilidade do projeto, Apresentação Final/Defesa. Às outras quatro PAP’s serão atribuídos os prémios de acordo com as seguintes categorias – Prémio Criatividade/Inovação, Prémio Sustentabilidade do Projeto, Prémio Apresentação, Prémio do Júri.

Acerca Braga TV