Já são conhecidos os vencedores do XV Concurso Municipal de Fotografia
Domingo , Fevereiro 17 2019 Periodicidade Diária nº 1999
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Já são conhecidos os vencedores do XV Concurso Municipal de Fotografia

Marcelo Gonçalves Marques foi o grande vencedor da XV edição do Concurso Municipal de Fotografia, que teve como tema “As Lojas com História”. Desenvolvido pelo Município de Braga, esta edição visou a identificação de estabelecimentos localizados no concelho, com características de antiguidade, tradição, autenticidade e que contribuem para destacar a identidade da cidade e da qualidade da paisagem social e económica de Braga.

Após analisar os trabalhos a concurso, o júri decidiu, também, atribuir Menções Honrosas a Anabela Esteves e Eva Antunes, reconhecendo que os seus trabalhos corporizavam significativo mérito e qualidade, manifestando coerência e unidade no conjunto do trabalho apresentado. O júri entendeu ainda, atribuir o Prémio Especial do Júri a Abel Antunes, considerando que a foto distinguida revela singularidade e sentido estético estimulando a observação.

Nesta edição foram distribuídos mil euros em prémios e distinções e incluirá a habitual exposição pública, a inaugurar em 14 de fevereiro na Fonte do Ídolo, na qual estarão patentes os trabalhos premiados pelo júri, bem como fotografias dos vários concorrentes.

O júri entendeu por unanimidade renovar o voto de reconhecimento e louvor à participação no concurso de utentes do Centro D. João Novais e Sousa, instituição que acolhe e apoia pessoas com deficiência mental e cuja participação vem conferindo a esta iniciativa uma verdadeira dimensão social, genuinamente inclusiva.

O concurso teve por base a utilização de máquinas analógicas descartáveis, mantendo assim viva uma tecnologia fotográfica hoje muito pouco utilizada, possibilitando aos mais jovens um primeiro contacto com a mesma.

O tema proposto visou despertar o interesse e a sensibilidade dos concorrentes relativamente às lojas com história, na perspetiva de realçar a importância histórica, cultural e social da atividade desenvolvida por estes estabelecimentos ao longo de muitas décadas, e a respetiva afirmação enquanto valores e símbolos de importância para a identidade, singularidade e autenticidade de Braga. Por outro lado, esta edição visou contribuir para a promoção das atividades económicas desenvolvidas por aquelas lojas e, simultaneamente, sensibilizar e dar a conhecer os valores patrimoniais inerentes à arquitetura e desenho de interiores daqueles espaços, bem como toda a riqueza e características únicas dos produtos e saberes que proporcionam aos clientes e visitantes experiências únicas, que se constituem como uma imagem de marca de Braga.

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