InvestBraga assume papel predominante no desenvolvimento económico de Braga
Quinta-feira , Setembro 19 2019 Periodicidade Diária nº 2213
Principal / Notícias / InvestBraga assume papel predominante no desenvolvimento económico de Braga

InvestBraga assume papel predominante no desenvolvimento económico de Braga

“A InvestBraga é a principal ferramenta no apoio ao desenvolvimento económico do concelho com resultados que os bracarenses sentem no seu dia a dia”. A ideia foi defendida por Ricardo Rio durante as Jornadas de Economia e Gestão da Universidade do Minho (UMinho), que encerraram esta quarta-feira.

Segundo o autarca, a criação da InvestBraga “permitiu aproximar o tecido empresarial das decisões políticas e criar um elo de ligação que, manifestamente, não se verificava no passado”, referiu Ricardo Rio durante a sua intervenção no painel sobre a captação de investimento por parte das autarquias, no qual também participaram os presidentes dos Municípios de Guimarães e Póvoa de Lanhoso, Domingos Bragança e Manuel Baptista, respetivamente.

O apoio ao empreendedorismo é, também, um dos “pilares basilares da estratégia da InvestBraga”, agência que, segundo o edil, teve a “faculdade de juntar peças que estavam soltas e que agora conseguem delinear estratégias conjuntas”, dando como exemplo a elaboração do Plano Estratégico para o Desenvolvimento do Concelho, que contou com as “preciosas colaborações de várias entidades e instituições”.

Na ocasião, Ricardo Rio lembrou que as empresas são aliados fundamentais para o desenvolvimento do território e que o Município de Braga tem assumido um papel preponderante na articulação com os empresários, tendo em vista a captação de investimento para o concelho.

O conhecimento produzido nas Universidades e no INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, aliado às fortes competências que a mão-de-obra qualificada existente no concelho demonstra, fazem de Braga um “local ideal para que as empresas escolham cidade para se instalarem e desenvolverem o seu modelo de negócio”, sustentou Ricardo Rio, manifestando ainda o desejo de que projetos como o ‘Innovation Arena’, a requalificação dos Parques Industriais do concelho e a criação de uma incubadora de projetos na área das Media Arts, sejam concretizados a curto prazo.

Por fim, o autarca defendeu que “o desenvolvimento económico é a prioridade das políticas autárquicas e ninguém pode negar que a criação de emprego, a atração de investimento e a fixação de novas empresas, são as maiores de todas as preocupações para a gestão de qualquer Município”.

Estas Jornadas de Economia e Gestão foram organizadas pela Escola de Economia e Gestão da UMinho, em conjunto com o Núcleo de Alunos de Economia da Universidade do Minho (NAECUM) e com a Associação de Estudantes de Gestão da Academia Minhota.

Acerca Braga TV