InvestBraga apoiou e acompanhou 548 milhões de euros de investimento
Terça-feira , Setembro 17 2019 Periodicidade Diária nº 2211
Principal / Notícias / InvestBraga apoiou e acompanhou 548 milhões de euros de investimento

InvestBraga apoiou e acompanhou 548 milhões de euros de investimento

Ao longo dos três anos de atividade, a InvestBraga apoiou e acompanhou 548 milhões de euros de investimento, resultantes de mais de 300 projetos, dos quais 37 são de origem internacional e 21 de multinacionais em Portugal. Os dados foram divulgados no Fórum Económico, organizado pela InvestBraga no âmbito da Semana da Economia, que assinala o 3.º aniversário da agência para a dinamização económica de Braga. Durante o evento, a InvestBraga apresentou um balanço de toda a atividade e os resultados alcançados nas diversas áreas de atuação – Dinamização Económica, Startup Braga e Parque de Exposições de Braga.

“Só no último ano, conseguimos captar três grandes investimentos para Braga. A Fujitsu, que inaugurou há um ano o seu centro de competências, já disse que vai superar as expectativas e criar 350 postos de trabalho até ao final deste semestre; a Bosch Car Multimédia vai criar mil postos de trabalho, através da expansão da sua unidade em Braga, num investimento de 38 milhões de euros; e a Accenture vai inaugurar, muito brevemente, o novo centro de aplicações de tecnologias de informação, criando 100 postos de trabalho”, afirma Carlos Oliveira, presidente da InvestBraga.

Desde 2014, o número de desempregados em Braga diminuiu em um terço, o equivalente a cerca de 5.000 postos de trabalho. Em 2016, Braga registou o maior aumento real de exportações do país (176 milhões de euros, mais 19% do que em 2015) e é já o 10º maior concelho exportador do país – à frente de Oeiras e do Porto.

Na sua intervenção na sessão de encerramento do Fórum Económico, Ricardo Rio afirmou que Braga vai “continuar a trabalhar para captar novos projetos nas áreas da saúde, da biotecnologia e na área da nanotecnologia”.

Recorde-se que a Startup Braga já apoia uma percentagem significativa de projetos nas áreas das tecnologias médicas e da saúde e da nanotecnologia, tendo parcerias com o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, o Hospital de Braga, a Escola de Medicina da Universidade do Minho, o CeNTI – Centro Nanotecnologia Materiais Técnicos, Funcionais e Inteligentes, entre outras instituições.

A Semana da Economia é organizada pela InvestBraga, de 22 a 26 de maio, e tem como grandes objetivos constituir uma mostra do potencial económico de Braga, que é já um dos principais motores da economia nacional, assinalar o crescimento económico registado no concelho e debater temas relevantes da área económica. A InvestBraga pretende, também, prestar contas do trabalho efetuado nas suas diversas áreas de atuação, Dinamização Económica, Startup Braga e Parque de Exposições de Braga, por ocasião do seu terceiro aniversário.

Acerca Braga TV