Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho celebra 44 anos
Terça-feira , Janeiro 28 2020 Periodicidade Diária nº 2344
Principal / Educação / Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho celebra 44 anos

Instituto de Letras e Ciências Humanas da UMinho celebra 44 anos

O Instituto de Letras e Ciências Humanas (ILCH) da Universidade do Minho assinala o 44º aniversário esta quinta-feira, dia 12, das 14h30 às 16h30, no anfiteatro B1 do campus de Gualtar, em Braga. A sessão solene abre com o discurso da presidente do ILCH, Isabel Ermida, e fecha com a intervenção do reitor Rui Vieira de Castro.

No programa destaca-se a mesa redonda “A energia do ato criativo”, com a escritora Luísa Costa Gomes, a professora Ana Gabriela Macedo e o presidente da Associação Portuguesa de Escritores, José Manuel Mendes. Prevê-se ainda a entrega de prémios aos melhores alunos de licenciatura e mestrado e vários testemunhos de antigos estudantes. Os momentos de animação incluem a peça “18 Tempos”, apresentada por alunos de Teatro, um andamento de Mozart interpretado por alunos de Música e o corte do bolo de aniversário.

O ILCH conta com cerca de 1300 estudantes e várias dezenas de docentes e investigadores, que desenvolvem as suas atividades de ensino, investigação e ligação à comunidade no campo das Letras, Artes e Humanidades. O Instituto é constituído por sete departamentos (Estudos Asiáticos, Estudos Germanísticos e Eslavos, Estudos Ingleses e Norte-Americanos, Estudos Portugueses e Lusófonos, Estudos Românicos, Filosofia e Música), pelo Centro de Estudos Humanísticos (CEHUM), que integra 14 grupos de investigação, e pelo Centro de Ética, Política e Sociedade (CEPS).

Possui oito licenciaturas, onze mestrados e cinco doutoramentos. O ILCH aposta no desenvolvimento das artes, da cultura humanista e do pensamento crítico e na valorização da língua portuguesa a nível nacional e internacional. Aposta também na promoção do multilinguismo e na criação de um ambiente multicultural, dedicando especial atenção à inovação, à interdisciplinaridade e à cooperação internacional, bem como ao desenvolvimento de parcerias com países de todos os continentes.

Acerca Braga TV