Sexta-feira , Dezembro 8 2017 Periodicidade Diária nº 1563
Principal / Notícias / INL SUMMIT debate o futuro da Nanotecnologia em Braga

INL SUMMIT debate o futuro da Nanotecnologia em Braga

O terceiro INL Summit, evento organizado pelo Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL) e que conta com a parceria do Município de Braga, decorre nos próximos dias 19 e 20 de outubro, no Theatro Circo, em Braga, sob o tema “Nanotecnologia: a nova economia”.

De cariz anual, este é o maior evento dedicado à Nanotecnologia em Portugal, que reúne dezenas de conceituados especialistas nacionais e internacionais de diferentes sectores para debater o impacto e o contributo da nanotecnologia na sociedade actual e, sobretudo, no futuro. Até este sábado, dia 30 de setembro, os ingressos podem ser adquiridos com 50% de desconto. Mais informação e inscrições no portal: www.summit2017.inl.int.

Durante dois dias, académicos, a indústria, entidades governamentais, economistas, investidores e empreendedores portugueses e estrangeiros, entre outras personalidades de diferentes áreas, debatem a forma como a nanotecnologia, enquanto convergente dos mundos digital, físico e biológico, está a redefinir e a transformar o futuro da economia mundial.

Com apresentação de tendências, case studies, desafios e os desenvolvimentos mais recentes na aplicação da nanotecnologia em diferentes áreas, o programa do INL Summit inclui temas como “Ciência. Não ficção”, “A nanotecnologia e a 4.ª revolução industrial” e “Como transformar a nanotecnologia em negócio”, ambos no primeiro dia.

Já na sexta-feira, as intervenções decorrem sob o tema da “Nanotecnologia, Arte, Design e Educação”, prosseguindo com um debate sobre o “Impacto da Nanotecnologia na Economia”. Com uma presença cada vez mais relevante no dia a dia, a nanotecnologia introduz alterações significativas e céleres na forma como a sociedade produz, consume, comunica e vive. Implantes celulares, nanomáquinas capazes de entrar no corpo humano e navegar para identificar e eliminar vírus, bactérias ou células cancerígenas, impressão a 3D de órgãos humanos, materiais ultra-resistentes e auto-reparáveis, sensores subcutâneos, nano ótica aplicada à realidade aumentada e outras inovações que podem ser criadas num futuro muito próximo.

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia é o principal hub em Portugal e um dos maiores do Mundo para investigação e desenvolvimento de nanotecnologia em benefício da sociedade, em quatro áreas estratégicas: Saúde, Alimentar, Ambiente e Nanoeletrónica. Num ambiente multicultural convivem equipas multidisciplinares de 28 nacionalidades.

Acerca Braga TV