INL leva ciência aos utentes do Hospital de Braga
Segunda-feira , Setembro 23 2019 Periodicidade Diária nº 2217
Principal / Notícias / INL leva ciência aos utentes do Hospital de Braga

INL leva ciência aos utentes do Hospital de Braga

Um grupo de 23 investigadores do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia vai desenvolver, a partir do dia 19 de junho, o projeto “Missão NERD” no Hospital de Braga. Aproximar a comunidade ao mundo da ciência é o mote do protocolo assinado esta quarta-feira entre o Hospital de Braga e o INL.

Levar a ciência aos hospitais é o lema da “Missão NERD” (Nanotechnology, Education and Research Demonstrations), um projeto que pretende descodificar alguns conceitos científicos junto de crianças e adultos. Através de demonstrações de experiências científicas simples, os investigadores do INL pretendem contribuir para que a passagem dos utentes pelo Hospital de Braga seja mais divertida e educativa.

Observar nanopartículas, vestir-se como um nanocientista, medir a sua altura em nanómetros, fazer o cabelo ficar de pé ou perfurar um balão sem o rebentar são algumas das atividades que os utentes do Hospital vão poder experienciar. Com uma periodicidade trimestral, um grupo de 4 a 5 investigadores deslocar-se-á ao Hospital de Braga para uma sessão de demonstração de ciência.

A iniciativa enquadra-se nos planos de responsabilidade social e de divulgação da ciência do INL. “Faz parte da nossa missão divulgar a ciência e estabelecer com a sociedade um diálogo aberto sobre a nanotecnologia e o seu impacto no nosso quotidiano”, sublinha Lars Montelius, diretor-geral do INL.

A “Missão NERD” foi uma ideia lançada no seio do INL por um grupo de investigadores muito ativos na área do voluntariado e empenhados na divulgação do conhecimento científico. “Para nós a ciência faz mais sentido quando partilhada. O cientista é muitas vezes a origem da ciência, mas também o seu destinatário enquanto cidadão”, referem os investigadores envolvidos no projeto.

O desafio lançado pelo INL foi recebido “de braços abertos”, de acordo com João Ferreira, presidente da Comissão Executiva do Hospital de Braga que realçou “a disponibilidade do Hospital para acolher projetos da comunidade que contribuam para a criação de sinergias que beneficiem a comunidade hospitalar”. Este projeto, segundo o administrador, vai ao encontro dos objetivos da instituição visto que “faz parte da responsabilidade do Hospital proporcionar conhecimento e interação com outros agentes da comunidade”.

A primeira sessão está marcada para o próximo dia 19 de junho e terá lugar na Consulta Externa do Hospital de Braga. A iniciativa irá estender-se a outras unidades hospitalares como no Norte de Portugal e Espanha.

Acerca Braga TV