INL é um dos IBM Q Hubs regionais para acesso global à computação quântica
Quarta-feira , Outubro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2240
Principal / Notícias / INL é um dos IBM Q Hubs regionais para acesso global à computação quântica

INL é um dos IBM Q Hubs regionais para acesso global à computação quântica

O INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia acaba de se juntar à rede global de hubs regionais da IBM Q Network.

Os IBM Q Hubs são centros regionais de educação, investigação, desenvolvimento e aplicação da computação quântica, que oferecem aos colaboradores acesso online à tecnologia quântica IBM Q, que tem o potencial de resolver problemas particularmente complexos e revolucionar todos os aspetos da economia e da sociedade, incluindo os setores financeiro, logístico, a criação de novos medicamentos, a indústria automóvel, a distribuição de energia ou a investigação científica, para citar apenas alguns.

Além do INL, uma organização intergovernamental de investigação científica fundada por Espanha e Portugal, este grupo de oito IBM Q Hubs inclui também a Universidade de Oxford (Reino Unido), a Universidade de Keio (Japão), a Universidade Bundeswehr Munchen (Alemanha), a Universidade de Melbourne (Austrália), o Laboratório Nacional de Oak Ridge (EUA), a Universidade Estadual da Carolina do Norte (EUA), a Universidade Nacional de Taiwan (Taiwan) e o CSIC – Conselho Superior de Investigações Científicas (Espanha).

A partir de agora, como acontece em qualquer um dos IBM Q Hubs mencionados, o INL beneficia do acesso aos sistemas IBM Q e colabora com os especialistas da IBM para o avanço da computação quântica.

Momento de preparar a sociedade para a revolução quântica é agora

O INL vai também ser um disseminador e um embaixador desta nova tecnologia, ao fornecer acesso à computação quântica através dos membros do INL – IBM Q Hub, e ao dar todo o apoio necessário nesta área.

Este novo hub está aberto não apenas a investigadores, mas também às empresas e organizações que queiram posicionar-se na vanguarda da revolução quântica, de modo a estarem preparadas para quando esta for o novo padrão.

O INL tem trabalhado ativamente para desenvolver competências específicas no campo da computação quântica através do QuantaLab, um consórcio de investigação que inclui o INL, a Universidade do Minho, o CEiiA – Centro de Excelência para a Inovação da Indústria Automóvel e o INESC TEC – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência.

Sobre o INL

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia é uma Organização Intergovernamental (OIG) nascida da iniciativa de Espanha e Portugal que atrai cientistas e engenheiros de todo o mundo para fazer investigação científica interdisciplinar em Nanotecnologia e Nanociência.

O INL oferece uma gama completa de soluções criadas em articulação com parceiros da Academia e da Indústria, assumindo-se como o centro mundial da implantação de nanotecnologias para dar resposta aos principais desafios globais.

Acerca Braga TV