Sexta-feira , Novembro 10 2017 Periodicidade Diária nº 1535
Principal / Cultura / INL e gnration inauguram nova instalação audiovisual

INL e gnration inauguram nova instalação audiovisual

A galeria INL encerrará o ano de 2017 com uma instalação do artista audiovisual japonês Ryoichi Kurokawa. Fruto da parceria entre o gnration e o INL, a galeria com o mesmo nome do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia receberá a instalação audiovisual ad/ab Atom.

O prestigiado artista esteve em residência artística em maio deste ano na cidade de Braga. Durante uma semana, Kurokawa esteve em contacto direto e constante com investigadores do Departamento de Mecânica Quântica, Ciência e Tecnologia/Laboratório Quanta do INL, onde teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre nanotecnologia que o permitiram elaborar o trabalho artístico que apresenta agora, em estreia mundial, na galeria INL.

ad/ab Atom é uma instalação audiovisual baseada em data de escala nano e em materiais microscopicamente detetados onde a leis da natureza são ditadas pela mecânica quântica.

Ryoichi Kurokawa foi vencedor do Golden Nica – Prix Ars Electronica e conta com trabalho exibido na Bienal de Veneza, Tate Modern ou Transmediale.

A instalação audiovisual será inaugurada esta quinta-feira, 19 de outubro, pelas 21h30, e contará com a presença do Professor Lars Montelius, Diretor Geral do INL. A instalação estará patente para visita até 20 de janeiro de 2018. A entrada é livre e as visitas decorrem no período normal de funcionamento do gnration.

Acerca Braga TV