Hospital dos Bonequinhos ajuda crianças de Braga a afastar o medo de ir ao médico
Sexta-feira , Novembro 15 2019 Periodicidade Diária nº 2270
Principal / Notícias / Hospital dos Bonequinhos ajuda crianças de Braga a afastar o medo de ir ao médico

Hospital dos Bonequinhos ajuda crianças de Braga a afastar o medo de ir ao médico

É já na próxima terça-feira, dia 12 de novembro, pelas 15h00, que decorre a abertura da iniciativa “Hospital dos Bonequinhos”. O Hospital dos Bonequinhos vai estar de portas abertas de 12 a 16 de novembro, na Entrada Principal do Hospital de Braga, para receber mais de 1000 crianças, sendo cerca de 800 crianças provenientes de Jardins de Infância públicos e privados do concelho de Braga.

Este ano, pela primeira vez, a iniciativa contará também com as áreas de Optometria e Ciências da Visão e de Psicologia, onde as crianças poderão levar o seu bonequinho a resolver problemas relacionados com a visão ou com a saúde mental.

Ao mesmo tempo, e tal como na edição anterior, as portas estarão abertas no sábado, 16 de novembro, com um horário de livre acesso das 9h00 às 13h00 para crianças com idades compreendidas entre os 3 e os 11 anos. Neste período, qualquer criança, acompanhada por um adulto, poderá participar na atividade sem necessidade de inscrição prévia e mediante ordem de chegada.

Nos restantes dias, o Hospital dos Bonequinhos funcionará em dois horários distintos: das 9h00 às 17h30 com alunos de várias escolas de Braga, e das 17h30 às 18h30, com o horário de livre acesso.

As crianças terão oportunidade de fazer o percurso instalado e vivenciar ambientes de triagem, gabinete médico, bloco operatório, entre outros, com o seu bonequinho doente. Pretende-se, assim, promover a familiarização dos mais novos com o ambiente hospitalar e reduzir a ansiedade característica dos pequenos utentes quando se deslocam ao hospital.

Esta é uma organização conjunta do Hospital de Braga e do Núcleo de Estudantes de Medicina da Universidade do Minho (NEMUM) e conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga. A iniciativa que envolve mais de 300 alunos da Universidade do Minho tem, ainda, a coorganização do Núcleo de Estudantes de Educação Básica da Universidade do Minho, da Associação de Estudantes da Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian da Universidade do Minho, da Associação de Estudantes de Psicologia da Universidade do Minho e do Núcleo de Estudantes de Optometria da Universidade do Minho.

Acerca Braga TV