Hospital de Braga veste-se de rosa com dia dedicado ao cancro da mama
Quinta-feira , Novembro 21 2019 Periodicidade Diária nº 2276
Principal / Notícias / Hospital de Braga veste-se de rosa com dia dedicado ao cancro da mama

Hospital de Braga veste-se de rosa com dia dedicado ao cancro da mama

No âmbito do movimento “Outubro Rosa”, o Hospital de Braga vai promover, no próximo dia 30 de outubro, entre as 10h00 e as 16h30, um dia dedicado à consciencialização sobre o cancro da mama. Este será um dia especial para utentes, familiares e profissionais de saúde, que contempla um conjunto de iniciativas desenvolvidas com o propósito de sensibilizar para a prevenção e de integrar todos aqueles que lutam contra o cancro da mama.

Gratuitas e abertas ao público, estas iniciativas incluem um workshop de auto-maquilhagem e um workshop de turbantes ministrado pela estilista portuguesa Ana Sousa.

Naquele que é o Dia Nacional de Luta Contra o Cancro da Mama, Enfermeiras da Unidade de Senologia do Hospital de Braga, promovem na Entrada Principal, entre as 10h00 e as 13h00, uma ação de sensibilização sobre a importância da prevenção e deteção precoce do cancro da mama. Simultaneamente, irá decorrer a iniciativa de sensibilização “Vencer e Viver o Cancro” promovida por voluntárias do Movimento Vencer e Viver, uma associação que tem como missão apoiar todas as mulheres, familiares e amigos desde o momento em que é diagnosticado cancro da mama.

Pelas 15h00, na Biblioteca do Hospital de Braga, decorrerá o workshop “Auto-maquilhagem na doente oncológica”, promovido em parceria com o Centro de Formação Die Apfel. Este workshop, levado a cabo por maquilhadoras da Perfumes & Companhia, pretende ensinar às mulheres, técnicas de auto-maquilhagem que lhes permitirão camuflar possíveis efeitos da doença, melhorar a sua imagem e contribuir para o seu processo de recuperação.

Com o mesmo intuito, pelas 15h45, a estilista portuguesa Ana Sousa irá ministrar um workshop de turbantes que, mais do que um acessório, funcionam como uma extensão das mulheres com cancro da mama aumentando, assim, a sua autoestima.

O dia terminará com o “Chá Rosa”, um lanche convívio, onde os utentes, familiares e profissionais de saúde terão oportunidade de conviver e trocar experiências.

Com entrada gratuita e aberta ao público, esta ação insere-se na iniciativa “Outubro Rosa”, organizada pelo Hospital de Braga, Câmara Municipal de Braga, Liga Portuguesa Contra o Cancro, Movimento Vencer e Viver e Associação Rosa Vida. A iniciativa conjunta decorre durante o mês de outubro sob o mote “Prevenir, Apoiar e Combater” e tem como objetivo assinalar o mês internacional de prevenção do Cancro da Mama.

Programa:

30 de outubro

10h00-13h00 | Entrada Principal do Hospital de Braga

  • Ação de sensibilização para a prevenção do cancro da mama promovida por Enfermeiras da Unidade de Senologia do Hospital de Braga
  • Ação de sensibilização “Vencer e Viver o Cancro” promovida por Voluntárias do Movimento Vencer e Viver

15h00 | Piso 0 – Biblioteca do Hospital de Braga – Workshop “Auto-maquilhagem na doente oncológica”, em parceria com o Centro de Formação Die Apfel e Perfumes & Companhia

15h45 | Piso 0 – Biblioteca do Hospital de Braga – Workshop de Turbantes com a estilista portuguesa Ana Sousa, em parceria com o Centro de Formação Die Apfel

16h30 | Piso 0 – Biblioteca do Hospital de Braga – “Chá Rosa” – Lanche convívio com utentes, familiares e profissionais de saúde

Acerca Braga TV