Hospital de Braga alertou para o cancro da mama
Quinta-feira , Novembro 15 2018 Periodicidade Diária nº 1905
Principal / Notícias / Hospital de Braga alertou para o cancro da mama

Hospital de Braga alertou para o cancro da mama

Com o objetivo de sensibilizar para a prevenção do cancro da mama e promover a integração da pessoa que luta contra esta doença, o Hospital de Braga promoveu hoje um dia especial para utentes, familiares e profissionais de saúde. A programação englobou uma ação de sensibilização, um workshop de auto-maquilhagem para doentes oncológicas e uma palestra que pretendeu promover a partilha de experiências junto daqueles que estão a passar pela doença.

Alertar para um diagnóstico precoce e consciencializar a população para a importância da prevenção do cancro da mama foram os objetivos primordiais da ação de sensibilização promovida, na Entrada Principal, por Enfermeiras da Unidade de Senologia do Hospital de Braga. Fátima Rocha, Enfermeira chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital de Braga, referiu a importância de “todas as pessoas, independentemente da idade, conhecerem o seu corpo e estarem atentas a qualquer alteração”. A Enfermeira Chefe deixou, ainda, alguns conselhos à população para a prevenção desta doença. “Não consumir bebidas alcoólicas, praticar exercício físico, manter o peso adequado, realizar a mamografia de rastreio e consultar regularmente o seu médico” são passos importantes para levar uma vida mais saudável e, assim, contribuir para prevenir esta patologia.

Por sua vez, o workshop de auto-maquilhagem, promovido em parceria com o Centro de Fomação Die Apfel e ministrado por maquilhadoras da Perfumes & Companhia, pretendeu transmitir conhecimentos sobre técnicas de maquilhagem que permitem esbater os efeitos da doença, de forma a melhorar a imagem da doente e, consequentemente, contribuir para o seu processo de recuperação. De acordo com Fátima Rocha, “a imagem acaba sempre por ser uma questão sensível para as mulheres, família e sociedade”, sendo, por isso, “muito importante esta ação uma vez que permite dotar as utentes de mecanismos para viverem melhor com elas próprias”.

Para além do contributo no sentido de melhorar a imagem das doentes, esta programação pretendeu também abordar a importância da componente psicológica nas várias fases da doença. Através da palestra “Cancro da mama: a partilha de um desafio”, ministrada por Cristina Lopes, Psicóloga do Hospital de Braga, pretendeu-se abordar a importância do acompanhamento psicológico ao logo das várias fases da doença, e ainda, fomentar a partilha de experiências junto de utentes e cuidadores. Esta conversa teve como propósito, através da partilha de experiências, “contribuir para fomentar o apoio mútuo entre as pessoas que estão a passar pela doença e assim ajudar a desenvolver o chamado espírito de luta”, referiu Cristiana Lopes. A Psicóloga deixa uma mensagem a quem esteja a passar pela doença. “Não se isolem, não deixem de partilhar os vossos medos, de procurarem os vossos amigos e nunca desistam dos vossos objetivos”, reforçando que uma “atitude positiva é muito importante para encarar a doença”.

O dia terminou com o “Chá Rosa”, um lanche convívio, que reuniu utentes, familiares e profissionais de saúde.

Esta programação insere-se na iniciativa “Outubro Rosa”, uma parceria que une Câmara Municipal de Braga, Hospital de Braga, Delegação de Braga da Liga Portuguesa Contra o Cancro, Movimento Vencer e Viver e Rosa Vida/Gabinete de Apoio Oncológico.

Acerca Braga TV