Helena Sousa assume presidência do Conselho Cultural da UMinho
Quarta-feira , Outubro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2240
Principal / Educação / Helena Sousa assume presidência do Conselho Cultural da UMinho

Helena Sousa assume presidência do Conselho Cultural da UMinho

Helena Sousa, professora catedrática do Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho (UMinho) e antiga presidente do Instituto de Ciências Sociais (ICS) vai ser empossada como nova presidente do Conselho Cultural da UMinho, sucedendo no cargo a Maria Eduarda Keating. A tomada de posse acontece na próxima quinta-feira, dia 10 de outubro, pelas 17h00, no Salão Nobre do Largo do Paço, em Braga. O reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e a nova presidente do Conselho Cultural irão intervir na sessão.

Helena Sousa iniciou a atividade docente no ano letivo 1993/94, no mestrado em “Communication Policy” na City University, em Londres. No ano letivo 1996/1997 integrou o Departamento de Ciências da Comunicação da Universidade do Minho onde tem lecionado unidades curriculares nas áreas científicas das Ciências da Comunicação e Estudos Culturais ao nível da licenciatura, mestrado e doutoramento. Com base no conhecimento desenvolvido enquanto docente e coordenadora de projetos de ensino, tem tido um papel ativo na criação, reestruturação e avaliação de cursos de formação graduada e pós-graduada, tanto na Universidade do Minho como ao serviço da A3ES e agências homólogas na Europa. A sua atividade de orientação reflete-se em cerca de 20 teses de doutoramento e cerca de 40 de mestrado concluídas.

Para além da atividade de docência, a nova presidente do Conselho Cultural da UMinho tem desempenhado funções de gestão desde a sua integração na instituição. Entre outras funções desempenhadas, destaca-se o de diretora da licenciatura em Ciências da Comunicação, diretora do Departamento em Ciências da Comunicação, diretora do Doutoramento em Ciências da Comunicação, membro da direção do Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade, membro do doutoramento em Estudos Culturais, presidente do Conselho de Cursos do Instituto de Ciências Sociais, presidente do ICS e membro do Conselho Académico, do Senado e da Comissão de Ética da UMinho. Helena Sousa é ainda membro do Conselho Geral Independente da RTP e tem trabalhado como especialista na área dos media no Conselho da Europa, especialmente através do European Audiovisual Observatory, sendo igualmente co-editora do European Journal of Communication e membro eleito do International Council da International Association for Media and Communication Research (IAMCR).

O Conselho Cultural é o órgão colegial de consulta do Reitor e do Conselho Geral em questões de política cultural da Universidade. Tem como competência, genericamente, a emissão de pareceres sobre a política cultural da Universidade, assegurando a ligação com a comunidade, bem como a coordenação das atividades das unidades culturais. O seu primeiro presidente foi Lúcio Craveiro da Silva, antigo Reitor da UMinho, seguindo-se José Viriato Capela, Ana Gabriela Macedo e Maria Eduarda Keating.

Acerca Braga TV