Grupo de Música e Cantares Populares do CDCR dos CTT de Braga: O amor pela tradição
Quarta-feira , Janeiro 29 2020 Periodicidade Diária nº 2345
Principal / Cultura / Grupo de Música e Cantares Populares do CDCR dos CTT de Braga: O amor pela tradição

Grupo de Música e Cantares Populares do CDCR dos CTT de Braga: O amor pela tradição

O Grupo de Música e Cantares Populares do Centro de Desporto, Cultura e Recreio do Pessoal dos CTT de Braga celebra este ano 25 anos de existência. Tendo começado pelas músicas populares, este grupo integra membros com faixas etárias diversificadas que já participaram em diversas atuações no continente, ilhas e Europa.

Jorge Vitorino, presidente do CDCR dos CTT de Braga desde 2010, explicou que a ideia inicial era criar um Rancho Folclórico, mas uma vez que os elementos primavam pela sua capacidade vocal, formou-se então o Grupo de Música e Cantares Populares. “O aparecimento do nosso grupo de música nasceu numa reunião, onde inicialmente estava previsto criar-se um grupo de rancho folclórico. À medida que as pessoas foram aparecendo, entendeu-se que havia mais capacidade para se formar um grupo ligado à área de canto”, referiu Jorge Vitorino.

O Grupo de Música e Cantares Populares do CDCR dos CTT de Braga lançou o seu primeiro CD em 2002, intitulado “Braga é Linda”, que se tornou um sucesso. “O grupo de  Braga deve ser atualmente o grupo que tem mais Cantares de Reis a nível nacional. O grupo lançou o seu primeiro CD há 18 anos e teve uma enorme procura pois foi fruto de trabalho, amor e dedicação que os elementos do grupo têm à música, porque a cultura não se compra e não se paga. A cultura adquire-se e vive-se”, acrescentou o presidente.

Composto por diversos instrumentos musicais, o grupo é também enriquecido com os seus trajes que representam a área do baixo Minho.

Atualmente, o CDCR dos CTT de Braga é a quarta maior delegação de Portugal, que conta com 28 delegações espalhadas pelo país, com 24 no continente e 4 nas ilhas.

Além do desporto e das competições, os passeios também fazem parte das atividades desta associação, que percorre vários pontos do país e da Europa com preços convidativos para proporcionar aos seus sócios dias diferentes. Este ano, a organização tem já dois passeios em curso, nomeadamente o Passeio à Amendoeira em Flor marcado, para os dias 22 e 23 de fevereiro, e o Cruzeiro pelo Rio Douro, com destino à Régua e Barragem do Pocinho, no dia 11 de junho.

Esta associação incorpora também um centro de desporto com diversas modalidades, tendo já consagrado vários campeões a nível nacional, estando também ligada à área da cultura com atividades recreativas e de convívio.

Grupo de Música e Cantares Populares do CDCR dos CTT de Braga: O amor pela tradição

Grupo de Música e Cantares Populares do CDCR dos CTT de Braga celebra 25 anos.

Posted by Braga TV on Monday, January 13, 2020

Acerca Braga TV