Terça-feira , Maio 22 2018 Periodicidade Diária nº 1728
Principal / Cultura / Gnration assinala 5º aniversário este sábado com dia aberto

Gnration assinala 5º aniversário este sábado com dia aberto

Situado na capital de distrito mais jovem do país e uma das mais jovens da Europa, o projeto resultante da Braga 2012: Capital Europeia da Juventude assinala cinco anos de existência e fá-lo novamente com as portas abertas e um leque variado de iniciativas culturais.

A 28 de abril, o quinto aniversário do creative hub bracarense será celebrado com um conjunto de atividades gratuitas para todas as idades. A coqueluche internacional da música eletrónica Kelly Lee Owens, o irreverente DJ e produtor londrino Powell, os portugueses Surma, Ermo, Lavoisier e Sinø e o irlandês DJ Fitz, preenchem o programa de música onde se destacam os bracarenses Osso.

Para além do programa de música, o gnration open day apresentará ainda um conjunto de quatro instalações, sendo duas delas produções específicas para o espaço do gnration.

Para o gnration open day, o gnration volta a apresentar um programa de serviço educativo, presença constante no programação cultural trimestral do espaço. A Performance 0+1=SOM, projeto pioneiro da Câmara Municipal de Braga para o ensino dos novos media no currículo académico do 1º Ciclo do Ensino Básico, será transposta para palco e contará com a participação dos alunos das escolas básicas da Estrada e de Merelim São Paio.

A complementar o programa, o gnration promove a quinta edição do gnration music market, um mercado de música para melómanos, aficionados de instrumentos, colecionadores ou simples curiosos. Um mercado aberto a todos os vendedores de produtos na área da música. Discos, instrumentos, pedais, aparelhagens, amplificadores e qualquer outro material relacionado com música poderá ser vendido e comprado neste dia no gnration.

Programa:

Música

  • 10h00-22h30 – gnration music market (exterior do edifício): Um mercado de música com milhares de discos para serem descobertos.
  • 15h30 – Lavoisier (sala multiusos): Patrícia Relvas e Roberto Afonso apresentam ‘É Teu’, o segundo disco da dupla que junta o passado e o presente do cancioneiro português.
  • 16h30 – Osso (praça): Apresentação do disco de estreia pelo projeto bracarense resultante da Noite Branca Braga 2017.
  • 17h30 – Sinø (blackbox): Performance audiovisual que explora as interseções entre natureza, ciência, arte e tecnologia.
  • 21h00-04h00 – DJ Boneca (pátio interior): Open mixtape – Música enviada pelo público para Boneca que habita no gnration desde o primeiro dia.
  • 22h00 – Ermo (praça): Dupla bracarense apresenta ‘Lo-Fi Moda’, considerado como um dos melhores álbuns nacionais de 2017.
  • 23h00 – Surma (blackbox): Portuguesa Débora Umbelino apresenta o aclamado álbum de estreia ‘Antwerpen’.
  • 00h00 – Kelly Lee Owens (praça): Gaulesa apresenta o disco de estreia, apontado como um dos melhores discos internacionais de música eletrónica em 2017.
  • 01h00 – Powell (blackbox): Um dos mais distintivos artistas internacionais da música eletrónica regressa a Braga para uma muito esperada atuação.
  • 01h00 – Dj Fitz (sala multiusos): Famigerado colecionador de discos, John Fitzgerald viaja freneticamente entre diferentes mundos sonoros.

Instalações (10h00-01h00)

  • Scale Travels: LanguageHack, por AGF (galeria INL): Instalação audiovisual que exibe negociações poéticas e entrevistas reais pela artista com cientistas do INL.
  • Frequencies (light quanta), por Nicolas Bernier (galeria gnration): Instalação baseada na relação conceptual dos princípios básicos da física-quântica.
  • Baloica, por Elas Duas (sala da entrada): Instalação sonora interativa que transforma três baloiços num instrumento musical.
  • Mur | Mur, por Berklee Valencia Campus Multi Media Ensemble (pátio interior): Experiência visual criada pelos estudantes de mestrado de Produção Musical, Tecnologia e Inovação da Berklee Valencia.

Serviço Educativo

  • 10h30+11h30 – Performance 0+1=SOM, por Digitópia/Casa da Música, gnration e Escola Básica da Estrada e Escola Básica de Merelim São Paio (blackbox): Transposição para o palco do projeto pioneiro da Câmara Municipal de Braga para o ensino dos novos media no currículo académico do 1º Ciclo do Ensino Básico.
  • 11h00-17h00 – Live Coding, por Digitópia/Casa da Música (pátio interior): Sessão aberta sobre como alterar código em tempo real, sendo uma ferramenta de performance usada por diversos músicos.
  • 12h30+16h00 – Live Coding, por Digitópia/Casa da Música (pátio interior): Apresentação sobre o que é o Live Coding e como utilizar o SonicPi e/ou o PD.

Acerca Braga TV