Freguesia de S. Victor dinamiza Atividades de Apoio à Família
Quarta-feira , Outubro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2240
Principal / Freguesias / Freguesia de S. Victor dinamiza Atividades de Apoio à Família

Freguesia de S. Victor dinamiza Atividades de Apoio à Família

A freguesia de S. Victor vai retomar as Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), nos Jardins de Infância das Enguardas e do Bairro da Alegria, no próximo 4 de setembro.

Este serviço de apoio às famílias é uma responsabilidade da Junta de Freguesia de S. Victor, que se prepara para o arranque do ano escolar, com a abertura de portas dos jardins de infância, de forma a acolher os alunos, numa primeira fase, que transitam dos anos anteriores durante todo o dia e, posteriormente, nos horários pré e pós-letivos, bem como no horário das refeições.

A Junta de Freguesia de S. Victor prepara, para o ano letivo 2019/2020, um serviço de AAAF reforçado, com novas iniciativas, novos equipamentos e com colaboradores a tempo permanente. “Termos técnicos qualificados para darem as melhores respostas e ajudarem as nossas crianças a crescer de forma harmoniosa é uma prioridade, por isso, já no ano letivo anterior deixámos de recorrer a contratos temporários de trabalho, efetivando auxiliares e, para este ano, iremos abrir o procedimento concursal para o lugar de Animadora Sócio-Cultural”, explicou Ricardo Silva, presidente da Autarquia de S. Victor.

“No constante apoio ao bom funcionamento dos jardins de infância, continuaremos a dotar as salas dos Jardins do Bairro da Alegria e das Enguardas com material pedagógico e lúdico, em função das necessidades que nos forem apresentadas. Também asseguraremos, para os Jardins de Infância das Enguardas e do Bairro da Alegria, o constante diálogo com a Câmara Municipal de Braga para melhorar o Parque Escolar”, acrescentou.

Ao nível de intervenções, a Câmara Municipal tem vindo a apostar na requalificação e modernização das estruturas escolares, conferindo-lhes melhores condições para alcançar o sucesso escolar. “É para nós, Autarquia de S. Victor, motivo de regozijo a visão que o Município tem para com as escolas e as melhorias que têm vindo a ser operadas. De facto, havíamos identificado problemas nas escolas que tinham que ser corrigidos. No Escola do Bairro da Alegria, no passado recente procedeu-se à remoção da cobertura em fibrocimento e efetuou-se a pintura exterior e interior da escola. Agora, conseguimos ter uma sala para o desenvolvimento das AAAF, o que dignifica este serviço de apoio às famílias. Já na EB1 das Enguardas, espera-se que este ano letivo possa trazer a inovação à escola, dado estar inserida numa candidatura afeta à descarbonização e melhoria energética, por parte do Município. Estas melhorias ajudam a que os alunos tenham melhores condições de fruição do ambiente escolar”, afirmou Ricardo Silva.

Nestes últimos dois anos, numa parceria entre o Município, a Junta de Freguesia de S. Victor, os Agrupamentos de Escolas e Associações de Pais, tem sido possível corrigir alguns problemas estruturantes, nomeadamente a requalificação do recreio exterior, bem como a construção do recreio coberto na EB1 do Bairro Eng. Duarte Pacheco. Para a EB1 de Santa Tecla, decorre,  este momento, a construção do recreio coberto, permitindo que todos os alunos tenham condições de fruir dos tempos livres em dias de mau tempo. “Sabemos que ainda há muito para fazer, até porque temos identificados problemas que merecem resolução, mas é certo que têm sido feito mais pelas escolas da freguesia nos últimos 6 anos, do que nos anos antecedentes. Por exemplo, a EB1 de S.Victor mereceu total requalificação da Escola, incluindo a construção do recreio coberto”, confirmou o autarca.

“Porque conhecemos as necessidades e porque trabalhamos em proximidade, é importante esta articulação da Junta de Freguesia com a Câmara Municipal, pois todos ficam a ganhar. Queremos ser sempre parte da solução. Acreditamos que o ano letivo que se avizinha pode iniciar-se com melhores condições, dignificando a ação dos alunos e o papel dos professores, visando uma melhoria continuada na reestruturação dos equipamentos escolares da freguesia, sendo este um dos compromissos que nos move para os próximos anos”, concluiu.

Acerca Braga TV