Freguesia de Figueiredo viveu Procissão do Senhor dos Passos
Segunda-feira , Outubro 15 2018 Periodicidade Diária nº 1874
Principal / Freguesias / Freguesia de Figueiredo viveu Procissão do Senhor dos Passos

Freguesia de Figueiredo viveu Procissão do Senhor dos Passos

Como manda a tradição, o quarto domingo da Quaresma é dedicado ao Senhor dos Passos em Figueiredo. As solenidades começaram no sábado com a celebração da missa e sermão, terminando este domingo com a emblemática Procissão do Senhor dos Passos, que integrou dezenas de figurantes trajados a rigor para retratar os diferentes episódios bíblicos.

João Rodrigues, membro da Confraria do Senhor dos Passos de Figueiredo, salientou a importância desta procissão onde a comunidade se reúne em nome da fé. “É muito importante para a freguesia porque é uma devoção que as pessoas têm com o Santíssimo e é uma união, uma força da freguesia, onde todas as pessoas estão a colaborar com o mesmo”, explicou.

Marco Oliveira, Presidente da Junta de Freguesia de Figueiredo, destacou o trabalho da Confraria e da participação da comunidade da freguesia na organização deste evento, que sem a ajuda, seria difícil a sua organização. “Este evento religioso é de extrema importância para a freguesia de Figueiredo, não só pela sua tradição, como também pelo simbolismo que ele representa, enquadrado na Semana Santa que também está a decorrer em Braga e no concelho. Acima de tudo, representa um pouco o associativismo e a partilha entre as pessoas da freguesia, porque sem essa disponibilidade da Confraria e dos membros que a compõem, seria muito difícil organizar um evento desta dimensão”, disse o presidente.

De acordo com Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, “o Município revê-se nas tradições do concelho, no assumir a religiosidade, fator importante para a estabilidade das pessoas e, sobretudo, nesta altura do ano, altura da Quaresma e da Semana Santa onde Braga, onde marca pontos no centrar de atenções para todo um conjunto de tradições que se realizam em diversas freguesias”.

Organizada pela Confraria do Senhor dos Passos de Figueiredo, a Procissão teve o apoio da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal de Braga.

Acerca Braga TV