Freguesia de Aveleda venerou Nossa Senhora do Parto em tarde de Procissão
Terça-feira , Novembro 12 2019 Periodicidade Diária nº 2267
Principal / Freguesias / Freguesia de Aveleda venerou Nossa Senhora do Parto em tarde de Procissão

Freguesia de Aveleda venerou Nossa Senhora do Parto em tarde de Procissão

A freguesia de Aveleda celebrou, este fim de semana, a festa em honra de Nossa Senhora do Parto, padroeira da freguesia. O momento alto das festividades decorreu na tarde deste domingo com a Grandiosa Procissão que envolveu cerca de 150 participantes.

Este ano, a Comissão de Festas de Nossa Senhora do Parto foi composta por seis mulheres, que ao longo do ano uniu forças para o sucesso destas festividades. “Normalmente as pessoas da terra contribuem muito. Nós na Comissão, desde o início, que começamos logo a trabalhar, abrimos o bar onde fizemos jantares e petiscos que tiveram muita aderência. Se não fosse a população, nós também não conseguiríamos ter a festa que temos e, por isso, só temos a agradecer a todo o povo de Aveleda e às pessoas de fora que nos ajudaram que a realização desta festa fosse possível”, explicou Tânia Araújo, da Comissão de Festas de Nossa Senhora do Parto.

A Majestosa Procissão integrou sete andores e cerca de 120 figurinos que representaram diversos quadros bíblicos. “Na procissão vai a Banda Musical de Vila Nova de Anha, os Escuteiros, sete andores, nomeadamente o Menino Jesus, o Sagrado Coração de Jesus, S. Bento, Santo António, Nossa Senhora de Fátima e a padroeira que é a Nossa Senhora do Parto. Entre estes andores temos cerca de 120 figurantes que vão ser intercalados e que vão representar vários quadros bíblicos”, disse Joaquina Pinto, da Fábrica da Igreja de Aveleda, que aproveitou, ainda, para parabenizar a Comissão de Festas e agradecer à população pela realização destas festividades.

Manuel Gastão, presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimiero, regozijou-se por esta tradição religiosa estar enraizada na freguesia, considerada uma das melhores romarias do concelho de Braga. “Esta é uma festa com mais de 60 anos e esta semana tive o prazer de receber o programa de 1962. Para mim é uma festa diferente porque a festa de Nossa Senhora do Parto é única e com o bom tempo que está hoje traz muita gente a Aveleda para participarem nesta procissão que é muito bonita e é o ponto alto das festividades”, salientou o presidente.

Também na manhã deste domingo decorreu a missa de bênção das grávidas que se mobilizaram à Capela para pedir proteção na hora do parto.

Freguesia de Aveleda venerou Nossa Senhora do Parto em tarde de Procissão

Aveleda reviveu este domingo a Grandiosa Procissão em honra de Nossa Senhora do Parto.

Posted by Braga TV on Sunday, September 29, 2019

Acerca Braga TV