Sábado , Dezembro 9 2017 Periodicidade Diária nº 1564
Principal / Notícias / Foram recolhidos mais de 15 toneladas de lixo na Noite Branca

Foram recolhidos mais de 15 toneladas de lixo na Noite Branca

Sob o mote ‘O Branco que nos une, juntos por uma Cidade mais Limpa e mais Branca’, a Agere e a Braval uniram esforços e desenvolveram um plano conjunto para que a ‘Noite Branca de Braga’ fosse mais limpa e o dia seguinte amanhecesse ‘de cara lavada’. Com diversos meios mobilizados para o efeito, as duas empresas estiveram à altura de um evento que atraiu milhares às ruas de Braga.

A Agere colocou em marcha um plano de ação e recolheu mais de 15 toneladas de lixo durante o evento. Para o efeito, a empresa municipal mobilizou cerca de 150 colaboradores e colocou 60 contentores de 1.100 litros de capacidade espalhados pelas diferentes artérias da cidade.

Para este evento, foram disponibilizados dois camiões de 15 metros de recolha de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU), dois camiões de lavagens, três varredoras urbanas, dois carros elétricos e cinco aspiradores elétricos que, em conjunto com as equipas de varredura e limpeza geral, desenvolveram um trabalho fundamental para restituir a normalidade à cidade. Este plano garantiu, ainda, que todos os WC públicos e os contentores estivessem abertos durante a Noite Branca, assim como a limpeza das zonas de alimentação e dos camarins dos artistas.

Já a Braval, disponibilizou 22 contentores de 120 litros e dez contentores de 360 litros de capacidade junto aos locais de venda ambulante de bebidas. A empresa intermunicipal que procede à valorização e tratamento dos resíduos sólidos no baixo Cávado disponibilizou, ainda, dois ecopontos de superfície de 1,5 m3 nas zonas de alimentação que recolheram 1.620 kg de resíduos. Para além destes meios extraordinários, a Braval realizou a recolha dos ecopontos do Centro Histórico, durante os três dias (sexta, sábado e domingo), envolvendo cerca de dez colaboradores da empresa.

Acerca Braga TV