Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua joga-se em Braga
Quarta-feira , Outubro 17 2018 Periodicidade Diária nº 1876
Principal / Desporto / Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua joga-se em Braga

Final do Torneio Nacional de Futebol de Rua joga-se em Braga

A cidade de Braga recebe, entre os dias 11 e 15 de julho, na Praça do Município, a final do Torneio Nacional de Futebol de Rua, um projeto promovido pela Associação Cais, com o objetivo de promover o acesso ao desporto e o desenvolvimento de competências sociais e pessoais em contexto informal.

A prova, integrada na programação da Cidade Europeia do Desporto, tem a parceria do Município de Braga, Fundação Bracara Augusta e de entidades como o Instituto Português do Desporto e da Juventude, o Programa Erasmus+ JA, a Fundação LUSO, a UEFA Foundation for Children e a FIFA Foundation.

Como sublinhou Ricardo Rio, durante a apresentação da competição, que decorreu hoje no gnration, o desporto pode funcionar como uma peça fundamental na promoção da inclusão social, da sociabilização e do respeito por valores fundamentais. “Iniciativas que cumpram estes objetivos e que tenham ainda o mérito de reunir um leque tão alargado de instituições terão sempre o nosso apoio”, afirmou.

Este ano o torneio conta com a participação das Comitivas Inglesa, Belga e Mexicana de Futebol de Rua que terão ainda a oportunidade de usufruir de um conjunto de atividades culturais, recreativas e educativas. Em Braga serão igualmente apurados os jogadores para integrar a Seleção Nacional de Futebol de Rua, que participará no Campeonato do Mundo da modalidade, a realizar de 11 a 19 de novembro, na cidade do México.

A par do torneio masculino – com a participação de comitivas provenientes dos Açores, Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra, Évora, Faro, Porto, Guarda, Leiria, Lisboa, Madeira, Portalegre, Santarém, Setúbal e Viana -, a prova inclui um torneio feminino que engloba com equipas de Évora, Lisboa e Inglaterra. No total, são 270 as pessoas envolvidas nesta final do Torneio Nacional de Futebol de Rua.

Jogos oficiais iniciam-se no dia 13 de julho

O primeiro dia de prova, 11 de julho, será dedicado à receção às equipas. Também a manhã do dia 12 está reservada para atividades educativas. No dia 12, às 17h00, disputa-se o jogo de boas-vindas entre uma equipa Municipal, com a participação de Ricardo Rio, e a comitiva mexicana. De seguida decorrerá um desfile das equipas no centro histórico.

A competição oficial inicia-se no dia 13 de julho, sexta-feira. Os jogos, com a duração de 15 minutos cada, decorrem das 9h30 às 12h30, das 16h00 às 19h30 e das 21h00 às 22h30. A final está marcada para domingo, dia 15, às 15h30.

O Projeto Futebol de Rua pretende estimular a capacitação de indivíduos em situação de fragilidade e exclusão social, nomeadamente em fragilidade habitacional no desenvolvimento de competências pessoais e sociais através da prática de desporto. Desde 2004, a Associação CAIS é a embaixadora do Futebol de Rua em Portugal, uma prática de sucesso comprovado em todo o mundo, onde participam homens e mulheres com mais de 15 anos de idade e que vivem em situações de vulnerabilidade social.

O Futebol de Rua é um instrumento de capacitação, no desenvolvimento de competências pessoais e sociais que, ao longo dos últimos anos tem crescido e reunido importantes apoios, caso do Programa ‘Football for Hope’.

No ano de 2017 o projeto foi galardoado na Gala Quinas de Ouro da Federação Portuguesa e foi distinguido pelo Conselho de Administração da ‘UEFA Foundation for Children’ como um dos 23 projetos europeus que mais se destacaram no desenvolvimento de projetos de inclusão social.

Acerca Braga TV