Festival Internacional de Folclore anima verão em Braga
Terça-feira , Dezembro 11 2018 Periodicidade Diária nº 1931
Principal / Cultura / Festival Internacional de Folclore anima verão em Braga

Festival Internacional de Folclore anima verão em Braga

Foi apresentado hoje pelo Município de Braga a programação cultural de verão que arranca já na sexta-feira com a realização da 20.ª edição do Festival Internacional de Folclore (FIF). A par desde encontro, que terá como palco a Avenida Central, a autarquia promove ainda as ‘Tardes de Domingo’ e as ‘Noites Musicais da Arcada’.

Lídia Dias frisou que a agenda inclui “eventos para todos os que ficam em Braga nesta época de Verão e para quem, por esta altura, visita a Cidade”.

O 20.º Festival Internacional de Folclore vai contar com a participação de 13 grupos provenientes de Portugal, Chile, Índia, Rússia, Peru, Turquia, Sérvia, Espanha e Eslovénia. Braga será assim palco de um grande encontro de culturas que começa no dia 20, às 16h00, com um desfile etnográfico entre o Arco da Porta Nova e a Avenida Central.

O FIF contará com a participação dos grupos: Grupo Folclórico da Universidade do Minho (Braga, Portugal); Ballet Folclorico Municipal (Rancagua,Chile); Utkarsh Dance Academy LLP (Índia); The Free Steppe (Rússia); Taller de Danzas Folkloricas “Todas Las Sangres” (Peru); ‘Embers of Anatolia’ Anadolu University Folklore Research Center (Turquia); Kud PKB Korporacije (Sérvia); Coros y Danzas Santomera (Múrcia, Espanha); Grupo Folclore de Ponta do Sol (Madeira, Portugal); Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio (Braga, Portugal); Folk Dance Group Tine (Rožanc, Eslovénia); Associação Cultural e Festiva ‘Os Sinos da Sé’ (Braga, Portugal); Rusga de São Vicente de Braga (Braga, Portugal).

As atuações dos grupos terão lugar nos dias 20 e 21 às 21h45, sendo que no último dia, 22 de julho, os espetáculos começam às 17h00.

‘Tardes de Domingo’ e ‘Noites Musicais da Arcada’

À semelhança do ano transato, as ‘Tardes de Domingo’ terão lugar no Parque da Ponte. O programa irá decorrer nos domingos do mês de agosto (dias 5, 12, 19 e 20) e no dia 16 de setembro, colocando em destaque o folclore e a etnografia com espectáculos protagonizados por 9 grupos do concelho.

Outro dos eventos que integra a programação de verão é o ciclo ‘Noites Musicais da Arcada’ que decorrerá no mês de agosto na Avenida Central. Esta iniciativa arranca no dia 10 de agosto com uma Gala de Fado e termina a 26 de agosto com a atuação da Banda de Cabreiros.

Acerca Braga TV