Festas de Santo António celebram-se há mais de 165 anos em Braga
Terça-feira , Agosto 20 2019 Periodicidade Diária nº 2183
Principal / Cultura / Festas de Santo António celebram-se há mais de 165 anos em Braga

Festas de Santo António celebram-se há mais de 165 anos em Braga

As Festas em honra de Santo António comemoram-se há pelo menos 165 anos na cidade de Braga. A afirmação parte do investigador bracarense Evandro Lopes que realizou uma pesquisa às origens desta festa na cidade.

De acordo com alguns recortes dos jornais “Commercio do Minho” e “Contribuinte”, datados entre 1854 e 1891, a festa em honra do Santo Popular já se festejava em Braga, onde também se realizava a tradição dos saltos às fogueiras.

Em Braga, a Imagem de Santo António era venerada num nicho numa das paredes da Casa dos Coimbras, tendo sido posteriormente removida. A antiga Capela da Praça Municipal também era um dos locais de culto ao Santo, que se localizava ao lado da Biblioteca Pública, tendo sido demolida em 1950. Atualmente os fiéis veneram o Santo Popular na Igreja do Pópulo.

As festividades em honra do Santo começaram a ser melhoradas em 1973 com a realização das Marchas Populares que desfilavam desde o Campo das Hortas, passando pela Avenida Central até ao Rossio da Sé. Entretanto, com o passar dos anos, as Marchas acabaram por terminar, tendo sido retomadas no ano de 2004 através da Associação Cultural e Recreativa “Os Bravos da Boa Luz”.

As Marchas de Santo António realizam-se todos os anos na noite do dia 12 de junho, pelas 21h30, desfilando pelas ruas do centro da cidade. O desfile desce a Rua do Matadouro Velho em direção ao Rossio da Sé, onde os pares fazem a sua primeira atuação, prosseguindo para a Avenida Central, Praça do Município e Campo das Hortas.

Estas são formadas por 24 pares, 3 arcos compostos por mais 6 elementos, um par de noivos, a Madrinha da Marcha (Melinha), um carro alegórico, que transporta um figurino vestido de Santo António, e uma “cantadeira”, que acompanha a marcha com uma música original. Todos os anos são cantadas músicas diferentes alusivas às marchas e ao bairro com um tema específico.

Atualmente, as Marchas de Santo António de Braga são uma referência na cidade, estendendo-se à Comunidade Escolar da Escola Básica e do Jardim de Infância da Sé que também integram as festas com um desfile pelas ruas do centro histórico, que se realizam na manhã do dia 13 de junho, Dia de Santo António.

Acerca Braga TV