Exposição sobre Manuel José de Oliveira no Arquivo Distrital de Braga
Domingo , Agosto 25 2019 Periodicidade Diária nº 2188
Principal / Cultura / Exposição sobre Manuel José de Oliveira no Arquivo Distrital de Braga

Exposição sobre Manuel José de Oliveira no Arquivo Distrital de Braga

O Arquivo Distrital de Braga (ADB) recebe até 28 de setembro uma exposição sobre Manuel José de Oliveira, assinalando o centenário da morte daquele médico, político, colecionador e bibliófilo. A iniciativa é organizada pelo ADB e pela Biblioteca Pública de Braga, duas unidades culturais da UMinho, tendo a parceria da Biblioteca e do Município de Ponte de Lima.

Manuel José de Oliveira (1877-1918) nasceu em Marrancos, Vila Verde, foi médico de renome em Ponte de Lima, instalou a primeira Câmara naquele concelho após a queda da monarquia e foi ainda deputado à Assembleia Constituinte em 1911, senador e governador civil do Porto. Dedicou-se à historiografia local e deixou manuscritos que recolheu e uma volumosa biblioteca particular, que inclui também o arquivo que lhe foi doado pela família de António de Araújo e Azevedo, primeiro Conde da Barca e embaixador no Brasil, marcante no estudo da relação entre Portugal e a América Latina. Este acervo está desde 1929 à guarda do ADB e da BPB, chegando agora ao público nesta exposição.

Há para ver, por exemplo, o livro ‘De proprietatibus rerum’ (precursor da enciclopédia), um compêndio médico português seiscentista, cartas das missões da Companhia de Jesus no este africano, manuscritos hindus, obras sobre a ligação política de Portugal com vários países, gravuras de época sobre Napoleão Bonaparte, entre outras dezenas de contributos literários, científicos, culturais e raridades compiladas por Manuel José de Oliveira. A mostra é complementada por um conjunto de painéis produzidos pelo município limiano que enquadram o contexto histórico-cultural do homenageado. A entrada é livre nos dias úteis, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Acerca Braga TV