Experiência-piloto potencia criação de pisos inteligentes em Braga
Segunda-feira , Setembro 23 2019 Periodicidade Diária nº 2217
Principal / Notícias / Experiência-piloto potencia criação de pisos inteligentes em Braga

Experiência-piloto potencia criação de pisos inteligentes em Braga

Na sessão de abertura do FICIS 2017, fórum que decorre até á próxima quinta-feira, 20 de abril, Ricardo Rio anunciou a implementação de um projeto-piloto que irá possibilitar a criação de pisos inteligentes. Trata-se de um projeto de cerca de cinco milhões de euros que foi submetido à ‘Urban Innovative Actions’, uma linha de financiamento direta da União Europeia, e que conta com a participação do Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, da Universidade do Minho e de um conjunto alargado de parceiros nacionais e internacionais.

O projeto irá permitir a criação de um troço de piso inteligente, sobretudo vocacionado para peões e ciclistas, entre a Estação de Comboios da CP e a rotunda Santos da Cunha, numa extensão de um quilómetro.

Pelo terceiro ano consecutivo, Braga volta a acolher o FICIS transformando-se num ponto de encontro dos mais reputados líderes de opinião, decisores e especialistas em Smart Cities de Portugal e da Europa. Sob o lema ‘Fazer Cidade’, o FICIS tem como objectivo o debate e a partilha das mais recentes tendências e inovações que se afiguram capazes de moldar o funcionamento das cidades no futuro próximo.

Até quinta-feira, empresas tecnológicas nacionais e internacionais e entidades públicas e privadas reúnem-se com o intuito de apresentar uma visão integrada e transversal dos principais avanços para o desenvolvimento inteligente, sustentável e inclusivo das regiões e dos municípios.

Acerca Braga TV