Segunda-feira , Junho 4 2018 Periodicidade Diária nº 1741
Principal / Freguesias / Executivo Júnior de S. Victor responsabiliza para a Cidadania

Executivo Júnior de S. Victor responsabiliza para a Cidadania

Educar para a cidadania, estimular a intervenção política de forma próxima da população, transparente e correta, são algumas das motivações para a iniciativa ‘Executivo Júnior’.

Esta iniciativa, promovida pela Junta de Freguesia de S. Victor, passará por todas as escolas básicas da freguesia e cada uma delas concederá um ‘Executivo Júnior’, composto por 7 alunos e alunas, que, durante um dia, acompanharão o Presidente da Junta de Freguesia de S. Victor no quotidiano da sua atividade.

O ‘Executivo Júnior’ irá reunir com professores, associações de pais, associação de moradores, PSP, Bombeiros e outras instituições que façam a diferença na vida da freguesia. Assim, o ‘Executivo Júnior’ irá sentir o pulsar da freguesia e conhecerá a realidade local.

Por outro lado, esta iniciativa, aproxima os jovens alunos dos adultos, responsabilizando-os para o diálogo inter-geracional e promove o encontro de ideia entre faixas etárias distintas. Esta iniciativa visa ajudar a próxima geração de líderes a mudar o mundo para melhor, inserindo-os e enquadrando-os nas problemáticas políticas e sociais.

Ao ‘Executivo Júnior’, competirá decidir sobre o destino a dar a um montante que a Junta de Freguesia de S. Victor irá disponibilizar a cada escola, num verdadeiro ato de responsabilidade de gestão financeira dos dinheiros públicos, a partir de três propostas que a coordenação da escola entregará ao ‘Executivo Júnior’ e funções.

Segundo Ricardo Silva, presidente da Junta de Freguesia de S. Victor, “o ‘Executivo Júnior’ é uma forma de aproximar os jovens da política (a vida da cidade que não deve ser confundida com a vertente partidária), é uma maneira de dar o exemplo aos jovens e dizer-lhe que são os decisores do amanhã e que a sociedade conta com eles e com a sua capacidade de intervenção. Formar, educar e incentivar são o nosso principal móbil, enquanto mostramos a força e a determinação de quem serve a causa pública, seja pela responsabilidade de representar uma comunidade, seja pela responsabilidade de gerir dinheiros públicos. É, ainda, a nossa forma de celebrar os 44 anos de democracia, fruto da Revolução de Abril de 74  e os 42 anos das primeiras eleições livres, homenageando o poder local e o seu trabalho”.

A primeira sessão decorre esta segunda-feira, na EB1 do Bairro Eng. Duarte Pacheco, com a tomada de posse do ‘Executivo Júnior’ a partir das 10h00 e inauguração da ‘Pista de Carrinhos da Escola’, projeto vencedor no Orçamento Participativo da Junta de Freguesia.

Acerca Braga TV