Escritora palmeirense lança o livro “A Casa das Janelas Amarelas”
Terça-feira , Agosto 20 2019 Periodicidade Diária nº 2183
Principal / Freguesias / Escritora palmeirense lança o livro “A Casa das Janelas Amarelas”

Escritora palmeirense lança o livro “A Casa das Janelas Amarelas”

Ana Catarina Capa, natural da freguesia de Palmeira, apresentou em Alcântara, no Chiado Clube Literário, o seu primeiro romance “A Casa das Janelas Amarelas”. Trata-se de uma reconciliação com o passado da escritora que, associado a histórias fictícias, conta a história de três amigas que se deixam levar pela ambição e cometem um crime.

Questionada sobre de onde surgiu a vontade de escrever, Ana Catarina Capa, que atualmente reside em França, considera que o seu passado esteve sempre ligado à escrita. “O amor pela escrita vem, diria eu, desde sempre. De facto, sentia-me realizada a escrever, mas nunca tinha tido a coragem de dar o passo que faltava: enviar os textos para as editoras. Até ao ano passado. A Chiado Books recebeu o meu trabalho quando este era ainda um embrião. Não se encontrava totalmente concluído quando o enviei para análise, mas a história seduziu. Por esta altura, depois de estar a recuperar de um problema de saúde, e de ter bastante tempo livre, pois estava de baixa, decidi dedicar-me intensamente à obra. Não contei nada a ninguém, até receber a resposta positiva da editora. Era uma forma de não criar expectativas nem ilusões em nenhum dos meus próximos, caso não resultasse”, disse a escritora.

O romance publicado pela Chiado Books foi apresentado ao público no passado dia 27 de julho, no Chiado do Clube Literário, contando com a presença de vários convidados, familiares e amigos da escritora que, todos vestidos de amarelo, prestaram homenagem a esta história. No final, não faltou a sessão de autógrafos, com muitos sorrisos à mistura. “Vivi na freguesia de Palmeira, até ao momento em que decidi deixar Portugal. As dificuldades financeiras e o divórcio dos meus pais, há cerca de dez anos atrás, fizeram com que eu decidisse instalar-me em França, onde resido atualmente. O amor pelo meu país e pelas minhas raízes, levou-me a concluir um Mestrado em Línguas e Literaturas, com especialidade em Estudos Lusófonos, que fui conciliando com o trabalho num supermercado. Regresso
todos os anos a Braga e à minha casa em Palmeira, acreditando que nada mudou com o tempo que passou”, explicou.

“A Casa das Janelas Amarelas” está à venda nos sites da Chiado Books, Wook, Bertrand, Fnac, nas livrarias Oswaldo Sá, em Braga, Café Literário Chiado, em Lisboa, na Livraria de José Alves, Porto e na Livraria Esperança, no Funchal.

Acerca Braga TV