Escola de Direito da UMinho celebra 26 anos
Quinta-feira , Janeiro 23 2020 Periodicidade Diária nº 2339
Principal / Educação / Escola de Direito da UMinho celebra 26 anos

Escola de Direito da UMinho celebra 26 anos

A Escola de Direito da Universidade do Minho, em Braga, assinala esta segunda-feira o seu 26º aniversário, às 15h00, no seu auditório nobre, no campus de Gualtar, em Braga. A cerimónia inclui a entrega de prémios e diplomas, os discursos do reitor Rui Vieira de Castro e da presidente da Escola, Cristina Dias, e uma palestra sobre direito desportivo com Vicente Javaloyes Sanchis, do Instituto Nacional de Educação Física da Catalunha (Espanha).

O programa prevê ainda, às 16h30, a conferência “Direito do Desporto”, com Alexandre Mestre, ex-secretário de Estado do Desporto e Juventude, e os advogados Rafael Santos, Ricardo Cardoso e Nuno Santos Rocha. Os temas vão incidir na coabitação das regras da FIFA com a lei portuguesa, no fenómeno Jorge Mendes (empresário de futebolistas como Cristiano Ronaldo), bem como nos direitos de imagem dos desportistas profissionais e nos direitos de formação nas transferências internacionais.

A Escola de Direito da UMinho tem mais de 1500 alunos inscritos em duas licenciaturas, nove mestrados e um doutoramento. Conta com 29 docentes de carreira e nove trabalhadores não docentes. Tem apostado na diversificação do ensino pós-graduado, na crescente internacionalização, no reforço da investigação e na interação com a sociedade. Possui o Centro de Investigação em Justiça e Governação (JusGov), considerado “Muito Bom” na última avaliação da tutela e que tem grupos de pesquisa em direito da UE, direitos humanos, Estado, empresa, tecnologia, globalização, democracia, poder, criminologia e justiça. Esta Escola sedia ainda entidades como o Centro de Estudos Jurídicos do Minho (que edita algumas das principais revistas jurídicas do país) e desenvolve parcerias e projetos em todo o mundo.

Acerca Braga TV