Eco-Escolas entregam sugestões e preocupações ao Município de Braga
Segunda-feira , Setembro 23 2019 Periodicidade Diária nº 2217
Principal / Notícias / Eco-Escolas entregam sugestões e preocupações ao Município de Braga

Eco-Escolas entregam sugestões e preocupações ao Município de Braga

Durante duas semanas, os alunos das Eco-Escolas do concelho de Braga puseram pés ao caminho para registar as diversas preocupações com que se deparam no seu quotidiano. A quarta edição da Rota das Eco-Escolas envolveu cerca de 400 alunos e 40 professores do concelho que percorreram uma distância superior a 45km, recolhendo informações, avaliando e registando os problemas ambientais que encontravam.

Ao longo de todo o trajeto, os alunos foram passando o testemunho a outras Eco-Escolas e coube à EB2,3 Frei Caetano Brandão a última parte do percurso, que culminou esta sexta-feira no Largo do Pópulo, com a entrega da bandeira das Eco-Escolas e do pergaminho com as recomendações a Altino Bessa, vereador do Ambiente do Município de Braga.

“Este projeto tem a faculdade de sensibilizar os alunos para as questões ambientais com grande foco na educação para a cidadania. Ao envolvermos as crianças nestas iniciativas estamos a criar condições para que elas possam desenvolver competências e estarem atentas à realidade que as rodeia tornando-se parte ativa da sociedade”, referiu Altino Bessa, agradecendo às forças de segurança envolvidas, como a PSP, a GNR e a Polícia Municipal, que nas respetivas áreas de atuação “foram acompanhando os alunos durante o trajeto”.

Questões de ordem diversa como obstáculos à mobilidade reduzida e invisual, sinalética, circulação do trânsito ou preocupações ambientais, são algumas das preocupações que constam no pergaminho. “Estas preocupações serão agora avaliadas e as que forem da responsabilidade da Câmara serão analisadas pelos serviços municipais, com vista à sua resolução”, garantiu Altino Bessa, adiantando que o Município fará chegar estas recomendações dos alunos, às respetivas entidades visadas no pergaminho, “sejam ou não do universo municipal para tentar resolver o maior número de problemas encontrados”.

Como explicou o vereador, este projeto das Eco-Escolas está a revelar-se um sucesso e ano após ano tem aumentado o número de alunos e de escolas envolvidas. “Quando tomamos posse havia apenas sete Eco-Escolas no concelho de Braga, atualmente existem 17 e a sua participação tem vindo a aumentar cada vez mais. Nesta edição, foram 14 as Eco-Escolas a participar neste projeto o que representa a maior participação de sempre”, concluiu Altino Bessa.

Acerca Braga TV