“Do sonho à realidade”: Lançada a primeira pedra do Lar de Idosos de Lamas
Sábado , Dezembro 7 2019 Periodicidade Diária nº 2292
Principal / Freguesias / “Do sonho à realidade”: Lançada a primeira pedra do Lar de Idosos de Lamas

“Do sonho à realidade”: Lançada a primeira pedra do Lar de Idosos de Lamas

A cerimónia de lançamento da primeira pedra do Lar de Idosos de Lamas decorreu este domingo com a presença do Executivo Local, do presidente da Câmara Municipal de Braga e da investidora do projeto.

O futuro Lar de Idosos da freguesia, há muito ansiado pelo Executivo local e pela população, promete servir a Veiga de Penso. O novo equipamento vai nascer junto à Piscina Municipal de Lamas com capacidade para 39 utentes, distribuídos por 6 quartos individuais, 15 duplos e 1 triplo, todos servidos de casa de banho privada.

Este projeto vai ser possível por mérito de uma investidora particular que se disponibilizou a oferecer o financiamento para a construção deste novo equipamento que será uma “mais-valia” para a zona da Veiga de Penso. “Não tínhamos fundos que chegassem para construir um Lar de Idosos. O Estado, que era o grande responsável, aquele para quem nós descontamos, que deveria ser para proteção, não só da saúde, mas também da velhice, não o pode fazer. No entanto, a lei permite que investidores privados possam financiar este tipo de projetos e é assim, graças à nossa investidora, que a freguesia de Lamas vai ficar compensada”, referiu João Alves, presidente da Junta de Freguesia de Lamas.

De acordo com Francisco Marques Oliveira, presidente da Assembleia de Freguesia de Lamas, este era um objetivo há muito ansiado pelos autarcas da Veiga de Penso para dar resposta a esta carência naquela zona. “Após dez anos de luta para a construção do Lar de Idosos, finalmente a Junta de Freguesia conseguiu com que este equipamento pudesse avançar. Atualmente, a Veiga de Penso está muito carente de um equipamento social desta natureza e era um objetivo que nós autarcas da Veiga de Penso tínhamos a conseguir na construção de um lar para colmatar esta necessidade que existe. Este é um sonho que a freguesia de Lamas concretiza, por isso dou os meus parabéns por este sonho tornar-se realidade”, frisou o ex-presidente da Junta de Freguesia de Lamas.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, ressalvou que, apesar dos sobressaltos e dificuldades que a Junta de Freguesia enfrentou, “o Lar de Lamas vai ser finalmente uma realidade”. “Este projeto já atingiu um estado de maturidade que todos sabemos que já não tem ponto de retorno. O Lar de Idosos vai ser uma realidade depois de todos os sobressaltos e dificuldades que foi preciso vencer. É um caminho que vai avançar a toda a velocidade”, disse Ricardo Rio, lembrando que, após uma década de luta, este novo equipamento vai ser uma “mais-valia” para aqueles que o vão usufruir, bem como as gerações vindouras. “Enquanto Município e InvestBraga não poderíamos deixar de apoiar este projeto porque é algo que vai seguramente trazer um enorme beneficio para toda esta comunidade”, acrescentou Ricardo Rio.

João Pereira, diretor técnico do futuro Lar de Lamas parabenizou a investidora, frisando que o trabalho que irá ser realizado em prol do idoso, será um trabalho de bem servir e cuidar da comunidade. “Amor é servir e é isso que a promotora deste lar está proposta a fazer, que é trazer amor, fazer serviço, servir a comunidade e os utentes deste futuro Lar de Idosos”, concluiu João Pereira.

O Lar de Idosos vai ter dois pisos e estará equipado com Sala de Estar, Gabinete de Enfermagem, Refeitório, Cozinha que servirá, não só para o Lar, como também poderá fornecer refeições ao Jardim de Infância e outras entidades que queiram estabelecer protocolos com o Lar.

Terminada a cerimónia do lançamento da primeira pedra, a Junta de Freguesia brindou a população presente com um magusto.

“Do sonho à realidade”: Lançada a primeira pedra do Lar de Idosos de Lamas

Futuro Lar de Idosos de Lamas vai servir Veiga de Penso.Primeira pedra foi lançada este domingo.

Posted by Braga TV on Monday, November 18, 2019

Acerca Braga TV