Diogo Piçarra, Os Azeitonas, GNR e Augusto Canário no São João de Braga
Segunda-feira , Setembro 23 2019 Periodicidade Diária nº 2217
Principal / Cultura / Diogo Piçarra, Os Azeitonas, GNR e Augusto Canário no São João de Braga

Diogo Piçarra, Os Azeitonas, GNR e Augusto Canário no São João de Braga

A Capela de São João da Ponte foi o palco escolhido para a apresentação do programa das Festas de São João de Braga 2017. As tradições seculares da Dança do Rei David e do Auto do Carro dos Pastores aliam-se, mais uma vez, ao único festival de cavaquinhos do país, ao encontro de Joões, ao maior encontro de Gigantones e Cabeçudos, à Parada Folclórica, às exposições, exibições de rua, cortejos, concertos, entre outros.  “É por termos um programa tão vasto e diversificado que afirmamos que somos a maior festa popular de Portugal”, realçou o presidente da Associação de Festas de São João de Braga, Rui Ferreira.

Para o responsável das sanjoaninas bracarenses que também considerou serem “as mais antigas do país”, este é um programa ambicioso mas que cumpre todos os propósitos assumidos pela equipa responsável pelas festas aquando da tomada de posse há quatro anos. “A preservação das tradições é o princípio orientador da nossa ação desde que assumimos a responsabilidade de organizar aquelas que são as maiores festas do Minho e, este mesmo programa assume as tradições como elemento chave sem esquecer a inovação”, disse.

Com mais de 238 horas de programação, 10 mil pessoas envolvidas e 203 instituições associadas, a organização deseja consolidar a posição das sanjoaninas de Braga na rota das principais festas populares portuguesas. “Queremos ultrapassar o milhão de visitantes nas nossas festas”, afirmou o responsável da Associação de Festas.

Na edição de 2017, as Festas contarão com um programa vasto, dedicado não só à preservação e perpetuação do seu património e tradições históricas, como o cortejo histórico e a corrida do porco preto que este ano será evocada através de uma corrida de obstáculos, mas também pela inovação, introdução de novas iniciativas e 4 grandes concertos com artistas de renome, como o Diogo Piçarra, os Azeitonas, os GNR e o afamado artista popular Augusto Canário que irá gravar em Braga o seu novo álbum. Este ano o tema das festas será o folclore e a etnografia do Baixo Minho, algo que ficará bem explicito pelo cartaz, ornamentações e identidade gráfica que caracteriza as festas deste ano.

O programa completo das sanjoaninas bracarenses pode ser consultado aqui.

Acerca Braga TV