Dia de S. Tiago foi comemorado em Sé e Cividade com Missa Campal e Noite de Fados
Quinta-feira , Setembro 19 2019 Periodicidade Diária nº 2213
Principal / Freguesias / Dia de S. Tiago foi comemorado em Sé e Cividade com Missa Campal e Noite de Fados

Dia de S. Tiago foi comemorado em Sé e Cividade com Missa Campal e Noite de Fados

a1 (1)

No sábado, 25 de Julho, dia de S. Tiago e padroeiro de Sé e Cividade, foi comemorada a data com uma Missa Campal no Tanque de S. Tiago, situado na Rua da Boa Vista, onde é venerado. À noite celebrou-se esta data com um espetáculo musical de fados que decorreu nas escadas da Torre Medieval ou Nossa Senhora da Torre, como é conhecida.

Luís Pedroso, presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade, congratulou o trabalho desempenhado pelas quatro senhoras que se dedicam a tratar do Santo e do seu altar. “Estamos no Tanque de S. Tiago onde decorreu uma Missa Campal dedicada ao Santo onde tivemos até uma prática fantástica onde o Padre explicou o trajeto de S. Tiago que muita gente desconhecia. Aqui no Tanque, estas quatro senhoras teimosamente vão perpetuando esta iniciativa pois alindam e preservam este local como se fosse seu durante todo o ano e nós só temos é dizer que sim e ajudar a iniciativa para que se perpetue durante muitos e muitos anos.”, salientou o presidente, acrescentando que “para o ano já prometi que também vamos ter aqui música mais para a noite no sentido de dar mais enfoque aqui às festas no largo do Tanque de S. Tiago. Logo à noite vamos ter na Cividade uma Noite de Fados com três fadistas também no sentido de dizer às pessoas de Cividade que estamos ali também para evocar o Santo que também é deles e que no fundo é de todos.”, frisou.

Maria da Graça Costa, Maria do Sameiro Veloso, Joaquina Rodrigues e Cristina Matos são as quatro senhoras que tratam há nove anos de S. Tiago e do seu altar ao longo do ano. Segundo Maria da Graça, as pessoas têm vindo a ajudar na compra das flores para compor o altar do Santo ao longo do ano onde Joaquina Rodrigues dedica-se ao Santo há 25 anos.

Para o próximo ano, o presidente da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade deixou a promessa que irá trazer um espetáculo musical para o Largo do Tanque de S. Tiago como forma de agradecimento às zeladoras que se dedicam todo o ano a compor e tratar do local do Santo.

Acerca Braga TV