Desfolhada na Quinta Pedagógica de Braga une gerações
Sexta-feira , Dezembro 14 2018 Periodicidade Diária nº 1934
Principal / Notícias / Desfolhada na Quinta Pedagógica de Braga une gerações

Desfolhada na Quinta Pedagógica de Braga une gerações

Os utentes do Centro Social e Paroquial de Nogueira, da Associação ‘A Bogalha’, do Patronato S. Pedro de Maximinos e do Centro Escolar de S. Frutuoso uniram-se esta manhã, na Quinta Pedagógica, numa desfolhada à moda antiga, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Braga. A desfolhada permitiu às crianças e aos idosos das quatro instituições de Braga, o contacto com esta tradição à moda antiga, bem como para promover um encontro de gerações.

De acordo com Altino Bessa, vereador da Câmara Municipal de Braga, esta iniciativa serviu, não só para promover um encontro geracional, mas também de aprendizagem para os mais novos. “Aquilo que se pretende fazer com esta iniciativa, e que temos feito ao longo dos anos, é realizar um encontro intergeracional. Este convívio é muito importante entre estas duas faixas etárias, não só para vermos a satisfação dos mais velhos, que na maior parte já fizeram esta atividade há muitos anos, mas também pelas crianças que muitas delas são confrontadas com este tipo de iniciativas pela primeira vez. É necessário que as crianças tenham este contacto para perceberem que as culturas vêm da terra, que vêm daquilo que nós fazemos em termos de cultivos, para depois podermos usufruir desses bens. É um grande projeto pedagógico que tem sempre esse primeiro objetivo de envolver a comunidade nas suas atividades”, explicou Altino Bessa.

O vereador aproveitou para informar que a Quinta Pedagógica de Braga tem em curso um projeto de alargamento do espaço para usufruto da comunidade local. “A Câmara Municipal tem em curso um projeto de alargamento para o lado da ribeira, na zona edificada. O que pretendemos é que este alargamento permita também o usufruto do espaço por parte dos utilizadores da Quinta e que seja aberta à comunidade. A ideia é que seja um espaço de usufruto, um espaço verde, que tenha alguns equipamentos que acrescenta aos que a quinta já tem, mas também que tenha equipamentos que possam ser utilizados pelas pessoas que ali vivem. Temos outros dois projetos, sendo um deles um picadeiro junto aos estábulos e outro projeto para fazer um pequeno auditório. As dificuldades financeiras são reconhecidas mas vamos encaixar um ou outro projeto dentro daqueles que temos, com o objetivo de dotar a quinta com mais espaço e também com mais equipamentos para podermos desenvolver outro tipo de atividades, para além daquelas que já desenvolvemos”, concluiu o vereador.

Desfolhada na Quinta Pedagógica de Braga une gerações

Desfolhada à moda antiga une gerações na Quinta Pedagógica de Braga.

Posted by Braga TV on Friday, September 28, 2018

Acerca Braga TV