Crianças de Mire de Tibães e CERCI Braga ligadas em intercâmbio inclusivo
Terça-feira , Abril 7 2020 Periodicidade Diária nº 2414
Principal / Freguesias / Crianças de Mire de Tibães e CERCI Braga ligadas em intercâmbio inclusivo

Crianças de Mire de Tibães e CERCI Braga ligadas em intercâmbio inclusivo

As crianças do jardim de infância de Mire de Tibães e os utentes da CERCI Braga viveram uma tarde diferente composta por várias atividades a propósito de um intercâmbio inclusivo. A iniciativa contou com mais de 60 participantes e decorreu no âmbito do trabalho das AAAF’s, que contam com o apoio da Junta de Freguesia de Mire de Tibães, e, no caso da CERCI Braga, no âmbito de um projeto do Instituto Nacional para a Reabilitação, que ao longo de uma semana cofinanciou várias atividades da IPSS.

Com esta partilha de experiências cumpriu-se o objetivo da iniciativa que, como explica Joel Machado, fisioterapeuta da CERCI Braga, passava por demonstrar que as pessoas com deficiência são capazes de usufruir destas atividades tanto ou mais do que o resto da população. “A CERCI Braga está cá hoje com o intuito de fazer um intercâmbio com o Jardim de Infância de Mire de Tibães. Esta atividade surgiu a convite do Jardim de infância e da necessidade dos jovens com deficiência terem esta experiência de interagirem com as pessoas da escola. Temos vindo a desenvolver este trabalho ao longo do tempo, nesta e noutras escolas, que demonstra que as pessoas com deficiência também são capazes de fazer todo o tipo de atividades. Vamos fazer uma pequena sessão de música, de dança e uma pequena sessão de aula de educação física em conjunto”, referiu Joel Machado.

Por sua vez, José Magalhães, presidente da Junta de Freguesia de Mire de Tibães, congratulou a equipa da CERCI, a equipa das AAAFs, liderada por Ana Gomes, os pais e encarregados de educação que tornaram este evento possível, bem como outras atividades desenvolvidas ao longo do mês de julho. “No âmbito das várias atividades de verão em que as crianças de Mire de Tibães vão participando, há umas mais valorosas do que outras. E esta reveste-se de uma extrema importância. Todos devemos cumprir o nosso papel e todos os participantes desta iniciativa deram o exemplo e a prova de que é possível pensar e trabalhar numa sociedade mais inclusiva”, disse o presidente.

Acerca Braga TV