Crianças de Braga vão recriar o Milagre da Fruta de S. Geraldo em Vila Pouca de Aguiar
Segunda-feira , Outubro 14 2019 Periodicidade Diária nº 2238
Principal / Educação / Crianças de Braga vão recriar o Milagre da Fruta de S. Geraldo em Vila Pouca de Aguiar

Crianças de Braga vão recriar o Milagre da Fruta de S. Geraldo em Vila Pouca de Aguiar

O Serviço Educativo do Tesouro-Museu da Sé de Braga, em colaboração com a Escola EB1 da Sé, vão levar a encenação do Milagre da Fruta de S. Geraldo para Bornes, em Vila Pouca de Aguiar, onde presumivelmente se deu o respetivo milagre. A encenação irá decorrer amanhã, 10 de maio, pelas 11:00.

S. Geraldo, padroeiro da cidade de Braga, nasceu em Cahors, França. Entrou muito novo para o Mosteiro de Moissac, onde estudou e se tornou famoso pelas suas qualidades humanas e intelectuais. Foi Arcebispo de Braga de 1099 a 1108, tendo falecido em Bornes no dia 5 de dezembro 1108.

Na Sé de Braga há a tradição de no dia 5 de dezembro se ornamentar o altar da Capela de S. Geraldo com fruta fresca. Este gesto remete para o chamado Milagre da Fruta, associado a S. Geraldo, em que numa das suas visitas pastorais a Bornes adoeceu. Nos ardores da febre, pediu fruta fresca ao Sacerdote que o acompanhava, tendo este lhe respondido que naquele lugar e com aquele tempo de inverno rigoroso seria impossível realizar o seu desejo, ao que S. Geraldo respondeu “Vai e procura!”. O Sacerdote aproximou-se da janela e, para seu espanto, as árvores estavam cheias de fruta.

Acerca Braga TV