Corrida de São João assume-se como ‘manifestação desportiva e social’
Sexta-feira , Abril 3 2020 Periodicidade Diária nº 2410
Principal / Desporto / Corrida de São João assume-se como ‘manifestação desportiva e social’

Corrida de São João assume-se como ‘manifestação desportiva e social’

É já no próximo domingo, 25 de junho, que Braga acolhe a quarta edição da Corrida de São João. A prova está a ganhar cada vez mais espaço no panorama desportivo nacional, assumindo-se como uma grande manifestação desportiva e social.

Com partida e chegada na Avenida João Paulo II, o percurso de 12 quilómetros possibilita aos atletas conhecer a cidade e o seu Centro Histórico, numa altura em que Braga vive as mais antigas festas sanjoaninas do país. À semelhança das edições anteriores, irá decorrer, em simultâneo, uma caminhada com um trajeto de seis quilómetros. Esta é uma prova que assume um cariz solidário ‘sem precedentes’ a nível nacional, uma vez que apenas em quatro edições a Corrida de São João de Braga já angariou 75 mil euros para ajudar as missões de diversas instituições de solidariedade social do concelho.

“Ao longo dos últimos anos, Braga tem apostado de forma muito determinada na criação ou na qualificação de provas desportivas de grande relevo, sendo que a Corrida de São João assume-se como uma grande manifestação desportiva e social, ao mesmo tempo que promove hábitos de vida saudável”, referiu Ricardo Rio durante a apresentação da prova que teve lugar esta quarta-feira no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

Com a organização da Runporto e com o apoio da EDP e da Bosch, esta edição vai contribuir com dez mil euros para a delegação de Braga da Refood. A grande adesão dos bracarenses a esta prova “é o resultado da aposta do Município em desenvolver, ao longo do ano, diversos programas de promoção desportiva junto da população”, acrescentou o autarca, apelando à compreensão dos moradores pelos constrangimentos onde a prova vai passar.

Na edição do ano transato, foram cerca de 4.200 inscritos na Corrida de São João e, para esta quarta edição, já estão mais de 4 mil inscritos, um dado que leva a organização do evento a estimar ultrapassar o número de inscritos da edição anterior.

Já Sameiro Araújo, vereadora do Desporto do Município de Braga, lembrou que a Corrida de São João “tem vindo a crescer todos os anos e a contar com a participação de alguns dos maiores nomes do atletismo nacional”. Segundo a responsável, esta é “uma prova singular e um momento de exaltação da cultura desportiva que actualmente se vive em Braga”.

Nomes como Filomena Costa, Rui Pedro Silva, Daniel Pinheiro, Silvana Dias, entre outros, fazem parte de uma vasta lista de atletas de elite já inscritos na Corrida de São João de Braga. As inscrições para a quarta edição ainda decorrem e podem ser efetuadas online no site da Runporto, na Câmara Municipal de Braga, nas lojas da Sport Zone de Braga e do Porto, e na Loja do Corredor.

Acerca Braga TV