Coro do Queen’s College vai atuar na Sé de Braga
Quarta-feira , Setembro 18 2019 Periodicidade Diária nº 2212
Principal / Cultura / Coro do Queen’s College vai atuar na Sé de Braga

Coro do Queen’s College vai atuar na Sé de Braga

O Coro do Queen’s College, da Universidade de Oxford, dirigido por Owen Rees, vai atuar na Sé de Braga no dia 13 de setembro, às 21h30.

Este concerto insere-se nas comemorações dos 650 anos da Aliança Luso-Britânica, a mais antiga aliança diplomática do mundo ainda em vigor. As comemorações Portugal-UK 650, que contam com o apoio das autoridades civis, militares e religiosas de ambos os países assim como das Nações Unidas, iniciaram em julho deste ano, no Palácio de St James em Londres e terminam em 2023, na Catedral de São Paulo, onde foi assinado o Tratado Luso-Britânico de 1373.

O coro do Queen’s College está entre os melhores e mais ativos coros do Reino Unido. A sua extensa agenda de concertos envolve apresentações em todo o Reino Unido e no estrangeiro, incluindo atuações com ensembles como a Orchestra of the Age of Enlightenment, a Academy of Ancient Music e a Oxford Philharmonic Orchestra. As tournées mais recentes incluíram passagens por Taiwan, China, EUA, Sri Lanka, Itália, Sardenha, Espanha, França, Países Baixos e Alemanha, além de várias viagens a Portugal.

O seu amplo repertório coral abrange uma rica variedade de música renascentista e barroca, assim como, obras contemporâneas. O grupo transmite regularmente na BBC Radio, e durante o ano académico, canta nos serviços religiosos da capela barroca do Queen’s College.

No ano de 2013 foi lançado o CD com a musicalização do Dixit Dominus de Handel e Alessandro Scarlatti, que foi saudado como “um disco de qualidade excepcional” pela Early Music Review e premiado com 5 estrelas pela revista Choir & Organ. O CD Carols from Queen’s esteve nove semanas no Top dos Clássicos Especializados (Specialist Classical Charts). A New Heaven (2017) e The House of the Mind (2018) foram diretamente para número 1 do Top dos Clássicos Especializados (Specialist Classical Charts) na primeira semana de vendas. A BBC Music Magazine escreveu que o CD A New Heaven mostra “os cantores no seu melhor” e a revista Choir & Organ descreveu The House of the Mind como “uma preciosidade de disco”. Este ano viu o lançamento de uma gravação de música do grande compositor da época Tudor, John Taverner, elogiado na revista Gramophone pela “inegável grandeza” das performances. O Coro do Queen’s College também gravou para o cinema no famoso Abbey Road Studios, nomeadamente para a banda sonora o filme da Warner-Brothers Harry Potter e o Enigma do Príncipe, nomeada para um Grammy.

Acerca Braga TV