Coro Académico da UMinho e Orquestra Barroca da Casa da Música na Sé de Braga
Terça-feira , Fevereiro 25 2020 Periodicidade Diária nº 2372
Principal / Cultura / Coro Académico da UMinho e Orquestra Barroca da Casa da Música na Sé de Braga

Coro Académico da UMinho e Orquestra Barroca da Casa da Música na Sé de Braga

image001

Terminando o calendário de atividades culturais de 2016, a Sé de Braga recebe, nos dias 10 e 22 de Dezembro, dois concertos dedicados à quadra natalícia, nos quais o canto coral e a música barroca estarão em destaque.

O Coro Académico da Universidade do Minho (CAUM) realiza, a 10 de dezembro, às 21h30, o XXI Concerto de Natal ‘Puer Natus Est’. Apelando ao espírito natalício de solidariedade, o CAUM procura, além de animar a noite com cânticos de Natal, recolher, durante o concerto, bens alimentares, como arroz, massa, enlatados ou bolachas, que serão entregues à Casa de Acolhimento das Mães Solteiras Manuela Irgher, localizada em Santa Cruz, na Ilha de Santiago, em Cabo Verde. O concerto conta, ainda, com a participação da Associação do Coro Infanto-Juvenil de Esporões que atua como coro convidado.

No dia 22 de dezembro, a Sé de Braga acolhe o Coro e a Orquestra Barroca da Casa da Música para o Grande Concerto de Natal, às 21h30. Formada há 10 anos, a Orquestra Barroca é atualmente dirigida por Laurence Cummings, maestro que apresentará, em Braga, músicas alusivas à época natalícia. Destaca-se, do programa, a ‘Missa para o Santíssimo Natal’, de Alessandro Scarlatti, e, ainda, o ‘Concerto para Noite de Natal’, de Arcangelo Corelli. Para além dos palcos nacionais, a Orquestra Barroca da Casa da Música conta com apresentações em Espanha, França e Inglaterra. Por seu lado, o Coro da Casa da Música, foi criado em 2009 e é hoje dirigido por Paul Hillier. Destaca-se a passagem pelos festivais ‘Laus Polyphoniae’, em Antuérpia, na Holanda, ‘Handel’, de Londres, ‘Tenso Days’, em Marselha, e nos festivais de Música Antiga de Úbeda y Baeza, em Espanha, e de Música Contemporânea, de Huddersfield, em Inglaterra.

A entrada nos concertos é gratuita.

Acerca Braga TV