Conselho Local de Ação Social de Braga reuniu em plenário
Quarta-feira , Outubro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2240
Principal / Notícias / Conselho Local de Ação Social de Braga reuniu em plenário

Conselho Local de Ação Social de Braga reuniu em plenário

O plenário do Conselho Local de Ação Social (CLAS), da Rede Social do Concelho de Braga, reuniu na terça-feira, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, e contou com a participação ativa dos parceiros, representantes de várias entidades de organismos públicos, instituições particulares de solidariedade social, juntas de freguesia, ONG, associações e diversas entidades empresariais.

Neste plenário, presidido pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, foram apresentados vários projetos e iniciativas locais concertadas com a Rede Social.

Foi apresentado o Centro de Inovação de Braga – Human Power Hub, estrutura incubadora de projetos de inovação social que pretende estimular os empreendedores locais no desenvolvimento de negócios sociais e iniciativas de empreendedorismo social. Este centro encontra-se a funcionar no Edifício do Castelo, integrando os Laboratórios de Inovação Social de Braga.

Nesta sessão foi dado a conhecer a participação do Município de Braga na Rede URBAN REGENERATION MIX, no âmbito do URBACT (programa europeu de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável), como boa prática de transferência de modelos de cidades colaborativas, aumentando a participação dos moradores das cidades, promovendo o seu igual envolvimento e fortalecendo as relações entre os principais atores dos processos de revitalização urbana.

No âmbito do Programa Escolhas, cujos objetivos principais visam promover a igualdade, a não discriminação e o reforço da coesão social – através de medidas que promovem a educação, a formação e qualificação, o emprego e empreendedorismo, bem como a dinamização comunitária, a participação e a cidadania -, foram divulgadas as candidaturas aprovadas para o concelho relativamente ao Projeto B!Equal – E7G, da Cáritas Arquidiocesana de Braga, que irá intervir na Praceta Sena de Freitas e Monte São Gregório, o Projecto Geração Tecla.E7G, da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Braga, incidindo a atuação no Complexo Habitacional de Santa Tecla e o Projeto Incluir em Synergia, da SYAJ – Associação Juvenil SYnergia, com intervenção no Complexo Habitacional do Picoto e Fujacal.

Foram enunciadas as várias iniciativas desenvolvidas pelos parceiros, como o trabalho em rede potenciado pelas Comunidades de Prática da Deficiência, Crianças e Jovens e do Envelhecimento, bem como do Fórum da Igualdade e Combate à Violência Doméstica, o Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-abrigo e a Rede Alimentar. Nesta área foram inumeradas as acções de capacitação desenvolvidas nas Comissões Sociais, como plataformas prioritárias de intervenção e planeamento social local.

Neste plenário foi dado a conhecer também o projeto Rede May – Rede de apoio comunitário na área social e de promoção da saúde mental, uma parceria e um projecto piloto entre o Município de Braga, a Universidade de Vigo e a Junta da Galiza e que proporcionará a pessoas com mais de 55 anos um conjunto de serviços e respostas de proximidade nas freguesias, através de uma unidade móvel.

A sessão foi marcada pelo voto de pesar pelo falecimento de Francisco Alvim, que desempenhou funções como Delegado Regional de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa, por toda a sua dedicação à causa social e aos mais vulneráveis. Neste particular, também foi lembrado e destacado o contributo do arquivista e historiador de Bracarense, Luís Costa.

“A assembleia registou com respeito e saudade um minuto de silêncio por estes dois bracarenses, endereçando às instituições a que pertenceram e aos familiares, as mais sentidas condolências”, sublinhou Firmino Marques.

Acerca Braga TV