Concerto e exposição divulgam património musical de S. João do Souto
Sábado , Dezembro 15 2018 Periodicidade Diária nº 1935
Principal / Cultura / Concerto e exposição divulgam património musical de S. João do Souto

Concerto e exposição divulgam património musical de S. João do Souto

O Município de Braga inaugura no próximo dia 6 de junho, às 21h00, na Reitoria Universidade do Minho, a exposição ‘O Património Musical da Igreja de S. João do Souto’, no âmbito do projeto ‘Património Musical do Concelho de Braga’.

Esta exposição tem um com cariz essencialmente bibliográfico e documental e conta com a colaboração da Biblioteca Pública de Braga, da Paróquia de S. João do Souto e da Reitoria da Universidade do Minho.

A exposição inclui um conjunto de documentos e publicações sobre o património musical e, ainda, uma mostra de painéis alusivos à prática musical na Igreja de S. João do Souto, com especial destaque para as Festividades Religiosas organizadas no passado pela Confraria de S. João Baptista. Esta mostra é coordenada por Elisa Lessa (Universidade do Minho – CEHUM) e conta com design gráfico de Henrique Almeida.

Após a inauguração da exposição irá ter lugar um Recital de Música de Câmara com Miguel Simões (violino), Matilde Loureiro (violino), Sofia Sousa (viola de arco), Fernando Costa (violoncelo) e Sander Sitiig (piano). Neste concerto serão interpretadas composições de Álvaro Carneiro (1909-1986), musicólogo, violinista e compositor bracarense, Robert Schumann (1810 – 1856) e Antonín Dvořák (1841 – 1904).

Recorde-se que o projeto ‘Património Musical do Concelho de Braga’ teve início em 2016 com a criação de uma rede de exposições e concertos nas freguesias do concelho. Trata-se de um projeto que abarca investigação musicológica e etnomusicológica e concretiza-se através de uma parceria entre o Município de Braga e a Associação Cultural Suonart.

Acerca Braga TV