Comissão da Semana Santa de Braga deslocou-se a Orihuela
Quarta-feira , Outubro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2240
Principal / Notícias / Comissão da Semana Santa de Braga deslocou-se a Orihuela

Comissão da Semana Santa de Braga deslocou-se a Orihuela

A localidade de Orihuela, em Alicante, recebeu, no dia 25 de setembro, uma nova assembleia geral da Rede Europeia de Celebrações de Semana Santa e Páscoa. Este projeto internacional visa a criação de um Itinerário Cultural do Conselho da Europa tendo como finalidade a salvaguarda e promoção das tradições vinculadas à vivência da Semana Santa em vários países europeus.

A Comissão da Semana Santa de Braga esteve representada por Abel Rocha (da Comissão Executiva da Rede) e Rui Ferreira (do Comité Científico). Ainda presente, esteve a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Braga, Lídia Dias, em representação do Município.

Neste que foi o terceiro encontro da Rede trataram-se temas relevantes de nível organizativo, como a aprovação da identidade visual e corporativa  da Rede (resultado de um concurso internacional por convite, com trabalhos de Itália, Espanha e Portugal, onde se destacou a proposta vencedora, por unanimidade, levado à assembleia por Braga, da autoria da agência criativa bracarense Pi Creative Studio, entidade que colabora com a Comissão há mais de uma década); fecho do orçamento de suporte às ações relacionadas com o processo de candidatura a Itinerário Cultural Europeu (objectivo principal desta Associação); e ainda o plano de trabalhos do Comité Científico.

A próxima assembleia geral da Rede ocorrerá em finais de janeiro de 2020, em Madrid, Espanha.

Sobre a Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa de Páscoa

A Associação tem como sócios fundadores diferentes entidades que promovem e acrescentam valor na representação das tradições e festas emblemáticas a nível europeu, onde fazem parte:

  • A italiana Fundação Frederico II, da Sicília, Itália, em representação dos municípios de Palermo e Caltanissetta;
  • O Município de Birgu, por parte de Malta;
  • A Comissão da Quaresma e Celebrações da Semana Santa de Braga, em Portugal;
  • As representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, na Eslovénia;
  • A rota andaluza Camiños de Passión, que representa as celebrações da Semana Santa dos municípios de Alcalá la Real, em Jaén; Baena, Cabra, Carmona, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil, da província de Córdoba; e ainda Écija, Osuna e Utrera, da província de Sevilha;
  • Dentro da geografia espanhola, também integram a Rede as celebrações da
    Semana Santa de Orihuela (Alicante), Lorca (Múrcia) e Viveiro (Lugo).

Sobre os Itinerários Culturais do Conselho da Europa

O programa Itinerários Culturais do Conselho da Europa foi lançado em 1987 pelo Conselho da Europa com a finalidade de demonstrar, através da viagem no espaço e no tempo, como o património cultural da Europa se desenvolve através das fronteiras.

Um itinerário cultural europeu é uma rota que abarca países e regiões e que se organiza em torno de um tema cuja história, interesse artístico e cultural é claramente europeu, seja pela sua localização geográfica ou pelo seu conteúdo e significado.

Acerca Braga TV