Colégio Luso-Internacional de Braga leva mães de alunos em Missão Humanitária
Sexta-feira , Dezembro 13 2019 Periodicidade Diária nº 2298
Principal / Educação / Colégio Luso-Internacional de Braga leva mães de alunos em Missão Humanitária

Colégio Luso-Internacional de Braga leva mães de alunos em Missão Humanitária

No ano em que o Colégio Luso-Internacional de Braga (CLIB) assinala o seu 20º aniversário, o colégio leva ao Camboja uma delegação muito especial para a “Mission Cambodia 2019, Part 2”. Desta vez, um grupo de mães de alunos acompanha a diretora do colégio numa missão humanitária que visa dar continuidade aos projetos que o CLIB vem desenvolvendo e apoiando naquele país.

Há já 8 anos que o CLIB desenvolve um projeto solidário no Camboja, que se foca sobretudo na educação e que tem possibilitado o apoio de crianças e jovens, garantindo que possam ter um futuro melhor. Recentemente, em julho, um grupo de alunos do CLIB esteve no Camboja e, como é já habitual, organizaram e ministraram aulas numa escola local, organizando atividades extra-curriculares enriquecedoras dirigidas a crianças de uma aldeia desfavorecida daquele país oriental. As ações de ensino são complementadas pelos apoios e formação às famílias da aldeia na criação de pequenos negócios familiares organizados e sustentáveis, e também na reabilitação das suas casas, na sua maioria, sem condições de habitabilidade.

Ao longo do ano letivo, os alunos do CLIB realizam diversas atividades no colégio para angariação de fundos que permitem custear as várias iniciativas implementadas no local e, anualmente, uma delegação do CLIB desloca-se ao Camboja para acompanhar e dar continuidade ao projeto.

Além do trabalho realizado no terreno, são vários os alunos do Camboja a serem apadrinhados pelo projeto do CLIB, garantindo os seus estudos numa escola internacional privada local, tendo já alguns daqueles alunos ingressado na universidade, motivo de “grande orgulho” para a comunidade do CLIB. Todos os anos têm sido possível inserir nesta iniciativa mais alunos, que são apadrinhados até ao ensino superior. Perante os excelentes resultados académicos, vários têm sido os alunos a querer ingressar na universidade, realidade que, há alguns anos atrás seria completamente impensável na vida destes jovens.

Por outro lado, o projeto de formação com os pais de alunos, para ajudá-los a desenvolver pequenos negócios organizados e sustentáveis, tem vindo a gerar também os seus frutos e a qualidade de vida de algumas famílias tem mudado para melhor. O “Project Entrepreneur, é desenvolvido no sentido de que não é suficiente proporcionar às crianças um melhor nível de educação e escolaridade, é necessário trabalhar também junto das famílias e apoiar o seu desenvolvimento”, declara Helena Pina Vaz, diretora do CLIB. “A nossa comunidade escolar é muito saudável. No CLIB, pais e staff sabem a jóia que juntos cuidam, os nossos alunos. Esta Missão reflete os laços que se criam entre todos, uma viagem humanitária de mães com a diretora do colégio. Partilhamos interesses maiores e juntos melhoramos o mundo”, afirmou ainda.

Acerca Braga TV