Colégio Luso-internacional de Braga celebra dia do refugiado com convívio intercultural
Segunda-feira , Setembro 16 2019 Periodicidade Diária nº 2210
Principal / Educação / Colégio Luso-internacional de Braga celebra dia do refugiado com convívio intercultural

Colégio Luso-internacional de Braga celebra dia do refugiado com convívio intercultural

O CLIB assinalou esta segunda-feira, por antecipação, o Dia Mundial do Refugiado. Durante o dia, várias foram as famílias refugiadas que chegavam ao CLIB, vindas de várias cidades do Norte do país, Miramar, Vila Real e Braga, para um convívio com a comunidade do colégio. Com a ajuda das várias famílias, portuguesas e refugiadas, o almoço foi partilhado, com a confeção de vários pratos regionais e a mistura de vários sabores e aromas que as várias famílias acrescentaram ao atrativo almoço.

Ao longo do dia, com a participação dos alunos, staff e famílias do CLIB, várias foram as atividades e workshops em que refugiados e anfitriões mostraram com orgulho a sua cultura e um pouco das memórias das suas terras. Com jogos tradicionais e histórias infantis, que fizeram as delícias dos mais pequenos, também as danças e trajes regionais foram muito apreciados por todos.

Enquanto instituição anfitriã, a comunidade do CLIB esteve já envolvida no acolhimento de diversas famílias de refugiados em Portugal, sendo envolvida em todos os momentos do acolhimento, com enorme proximidade e dinamismo. Em finais de maio passado, chegou ao CLIB mais uma família e desde a preparação da casa que foi destinada à família, à angariação dos bens necessários, os alunos e restante comunidade trabalharam em conjunto para assegurar que nada faltava à família recém-chegada. Envolvem-se diariamente no seu bem-estar, ensinam-lhes português, criam laços e um clima de grande proximidade. Neste final de ano lectivo, também vários alunos no CLIB se dedicam a um estudo que desenvolvem sobre a temática dos refugiados a nível mundial.

Enquanto escola internacional e membro ativo da comunidade em que se insere, o CLIB envolve toda a sua comunidade na questão do acolhimento de refugiados em Portugal.

Acerca Braga TV