Colaboradores do INL fazem donativo solidário para crianças sírias
Quinta-feira , Novembro 14 2019 Periodicidade Diária nº 2269
Principal / Notícias / Colaboradores do INL fazem donativo solidário para crianças sírias

Colaboradores do INL fazem donativo solidário para crianças sírias

O Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), em Braga, recebeu esta semana uma ação de solidariedade para com as crianças vítimas da guerra na Síria, que envolveu todos os 400 colaboradores desta organização intergovernamental de investigação científica.

A iniciativa, promovida pela investigadora do INL, Catarina Moura, faz parte da campanha internacional #CookForSyria, para recolher apoios em todo o mundo através da comida tradicional daquele país.

Há dois anos, Catarina Moura conheceu Imad, um chef sírio que viu os seus dois restaurantes serem destruídos por bombardeamentos e foi forçado a fugir do país com a família. Agora refugiado, Imad pensou que a comida é a melhor forma de aproximar comunidades diferentes. “Foi ele que me apresentou a campanha #CookForSyria quando eu estava no Reino Unido. Trata-se de uma iniciativa que encoraja qualquer um de nós, desde chefs famosos a pessoas anónimas, a cozinharem para angariar dinheiro para este fundo gerido pela UNICEF, destinado às crianças que perderam a infância neste conflito que dura há quase uma década”, disse Catarina Moura.

Catarina Moura cozinhou várias especialidades sírias e contou também com o apoio da Nørre, uma padaria de Braga conhecida por produzir pão de fermentação natural e que doou uma parte da produção diária para ser colocada à venda no INL. “Desapareceu tudo em poucos minutos, o que demonstra a forma fantástica como todos se envolveram nesta causa. Mais do que os 500 euros angariados, o que me sensibilizou em particular foi a certeza de esta iniciativa ter alertado para a situação de milhares de crianças sírias entre a comunidade do INL, onde podemos encontrar mais de 40 nacionalidades, e que vai agora também ser embaixadora global da campanha #CookForSyria”, concluiu.

Acerca Braga TV