CLIB acolhe Escolas Internacionais em Braga para Assembleia Geral das Nações Unidas
Sexta-feira , Dezembro 14 2018 Periodicidade Diária nº 1934
Principal / Educação / CLIB acolhe Escolas Internacionais em Braga para Assembleia Geral das Nações Unidas

CLIB acolhe Escolas Internacionais em Braga para Assembleia Geral das Nações Unidas

Logo pela manhã, o Museu D. Diogo de Sousa, em Braga, abriu as portas do seu auditório a cerca de uma centena e meia de alunos que chegavam de várias escolas do país, para participar na décima edição do BRAMUN, conferência anual organizada pelo Colégio Luso-internacional de Braga.

O ‘Model United Nations’ é uma atividade muito popular no ensino secundário em várias escolas pelo mundo fora. O CLIB está ativamente envolvido no Modelo das Nações Unidas há já vários anos. Vários alunos do colégio internacional participam num clube académico que treina diversas competências como discursar em público, debate, política internacional, entre outras, sendo em várias ocasiões distinguidos e tendo recebido prémios de mérito em conferências internacionais em Portugal e no estrangeiro.

A sessão contou com uma estimulante palestra da Secretária-geral da AMI, Luísa Nemésio, que abordou os temas da conferência e que se prendiam com a atualidade do continente africano e que de seguida foram levados a debate. Cada aluno, na qualidade de delegado de um país diferente, teve a seu cargo a argumentação e votação dos temas discutidos pela Assembleia.

Alterações climáticas e a falta de alimentos, a luta contra a propagação do vírus HIV e a violência e discriminação contra as mulheres, são os temas que durante o dia de hoje e amanhã estão em discussão por estes “jovens diplomatas” no Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa em assembleia aberta ao público.

Trata-se de temas que estão atualmente na Agenda das Nações Unidas e sobre os quais, estes alunos deverão ter conhecimentos aprofundados para participar ativamente e com confiança na conferência.

Acerca Braga TV