Cidade Europeia do Desporto 2018 será momento de afirmação desportiva de Braga
Quarta-feira , Julho 25 2018 Periodicidade Diária nº 1792
Principal / Desporto / Cidade Europeia do Desporto 2018 será momento de afirmação desportiva de Braga

Cidade Europeia do Desporto 2018 será momento de afirmação desportiva de Braga

O Theatro Circo acolheu esta sexta-feira à noite a Cerimónia de Abertura da Cidade Europeia do Desporto (CED) 2018, um título que reconhece Braga como exemplo europeu na promoção do desporto para todos.

Num espetáculo memorável em que se contou a história do desporto, Ricardo Rio, referiu que este será um ano “especial” para a cidade, que tem vindo a apostar na melhoria das condições para a prática desportiva dos atletas de alta competição e da população em geral. “Queremos atingir um patamar de excelência ao nível das políticas desportivas e fazer da cidade um exemplo neste campo de atuação. Esta é uma oportunidade única para reforçar o posicionamento de Braga como referência desportiva dentro e fora de portas”, salientou o autarca bracarense na gala que contou com a presença do Secretário de Estado da Juventude, João Paulo Rebelo, e do presidente da ACES Europe, Gian Lupattelli.

Ao longo de todo o ano serão múltiplos os acontecimentos que irão consagrar Braga como uma cidade eclética e um palco privilegiado para a realização de diversos eventos desportivos, com o retorno económico e na projeção turística que implica. “Esta é uma prova de que Braga está no rumo certo para tornar o desporto um fator cada vez mais importante na sociedade, contribuindo para a melhoria da saúde e qualidade de vida dos cidadãos”, referiu Ricardo Rio, apelando aos bracarenses para que “aproveitem a CED como uma janela para o futuro e como uma oportunidade para afirmar a energia, a determinação, o talento e a capacidade de sermos uma cidade cada vez melhor”.

Ricardo Rio sublinhou que o título de CED demonstra a capacidade de Braga se superar e de mostrar o enorme potencial e talento da cidade a nível desportivo. “2018 será um ano marcante que deixará um legado de enorme valor para o futuro dos bracarenses”, afirmou o edil que, durante a cerimónia, recebeu o testemunho da CED das mãos do presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Marco Martins, que ostentou o título no ano transato.

Por seu turno, o Secretário de Estado da Juventude, João Paulo Rebelo, deu os parabéns a Braga pela forma entusiástica com que abraçou este desafio, destacando o facto da cidade se afirmar como “um importante ativo desportivo a nível nacional”. “São mais de 150 coletividades de cerca de 50 modalidades desportivas que, ao longo de todo o ano, vão promover os verdadeiros valores do desporto”, sustentou o governante.

Nesta gala, que contou com a participação de diversas personalidades dos mais variados quadrantes, de entidades, associações, clubes e atletas, foram apresentados o hino oficial e o vídeo promocional da CED 2018. O espetáculo, que foi abrilhantado com a atuação de Rui Veloso, ficou ainda marcado pelo momento em que no alto do Monte Picoto se acendeu a letra ‘B’ que assim irá permanecer ao longo de todo o ano de 2018.

Toda a programação da CED2018 está disponível no site oficial em https://ced2018.cm-braga.pt/.
Facebook: http://www.facebook.com/ced2018/
Instagram: http://www.instagram.com/bragaced2018/
Canal Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCHmenX2HaLtkyRn9lBgLFKw

Acerca Braga TV