Cidadãos unem-se para florestar União de Freguesias de Este
Terça-feira , Abril 7 2020 Periodicidade Diária nº 2414
Principal / Freguesias / Cidadãos unem-se para florestar União de Freguesias de Este

Cidadãos unem-se para florestar União de Freguesias de Este

O Núcleo de Braga da Quercus, em colaboração com a Junta de Freguesia de Este São Pedro e São Mamede e a Câmara Municipal de Braga, promoveram no sábado um lançamento de granadas de sementes e a plantação de várias plantas em áreas ardidas de Este. A iniciativa envolveu cerca de quarenta pessoas.

“Aceitamos o convite da Câmara Municipal de Braga com o programa ‘Florestar Braga’ e a Câmara ofereceu as plantas. Pegamos nessas árvores e plantamos numa propriedade da Junta de Freguesia que já tinha ardido há dois anos. Entretanto também lançamos granadas de sementes de carvalho e leguminosas feitas pela APACI, uma IPSS de Barcelos que é colaboradora da Quercus, em zonas que arderam este ano”, explicou Ana Costa, presidente da direção do Núcleo da Quercus de Braga.

Acreditando que este tipo de iniciativas funciona com a participação da comunidade “como um todo”, Ana Costa deu conta de que estiveram envolvidas nesta ação pessoas das mais diversas idades.

Manuel Carvalho, presidente da União de Freguesias de Este (São Pedro e São Mamede), referiu que a autarquia local não se pode desligar destes movimentos. “A preocupação com o meio ambiente apenas se traduz em resultados através de um trabalho em rede entre instituições e sociedade civil. Foi de facto isso que aconteceu hoje, com o envolvimento de muitas pessoas interessadas em devolver às áreas ardidas o verde que se perdeu. Tal como tem vindo a acontecer ao longo dos anos, a Junta de Freguesia continuará a ser um agente ativo neste género de iniciativas”, disse o presidente.

Acerca Braga TV