Chuva não impediu fiéis de acompanharem a Procissão dos Passos de Celeirós
Terça-feira , Agosto 20 2019 Periodicidade Diária nº 2183
Principal / Freguesias / Chuva não impediu fiéis de acompanharem a Procissão dos Passos de Celeirós

Chuva não impediu fiéis de acompanharem a Procissão dos Passos de Celeirós

Celeirós reviveu hoje a emblemática Procissão do Senhor dos Passos. A chuva intensa que caiu na tarde deste domingo não impediu os devotos de participarem nesta celebração religiosa. A Procissão dos Passos de Celeirós diferencia-se pela encenação da Paixão de Cristo, incluindo, também como as demais, o sermão e o encontro de Jesus com Maria.

De acordo com Joaquim Mesquita, Pároco de Celeirós, a realização da Procissão dos Passos faz com que a freguesia possa manifestar a sua fé durante o período da Páscoa. “É certo que cada freguesia gostaria de fazer ou demonstrar alguma coisa da sua fé. A Paróquia de Celeirós também quer manifestar a sua fé neste mistério tão importante que é o mistério da Páscoa de Jesus Cristo. A fé em Jesus Cristo acompanha-nos passo a passo nesta procissão. Nós sentimo-nos acompanhados pelo sofrimento de Jesus Cristo e queremos encontrá-lo noutras circunstâncias. Queremos, passo a passo, ir encontrando Jesus ressuscitado”, disse o Pároco.

Devido às condições climatéricas, a procissão teve este ano o seu percurso encurtado. “Não temos a felicidade como nos outros anos de termos o tempo propício para podermos realizar uma procissão mais alargada, mas a organização resolveu, e bem, diminuir um pouco o percurso por causa de também não sacrificar as crianças”, explicou Manuel Gastão, presidente da União de Freguesias de Celeirós, Aveleda e Vimieiro, que acrescentou que esta tradição e o sucesso desta manifestação cultural e religiosa perdurará por longos anos. “A procissão dos Passos de Celeirós é uma procissão com muito sucesso e penso que Celeirós, bem como Avelada e Vimeiro, possam buscar forças nestes contratempos para fazerem coisas melhores no futuro”, referiu Manuel Gastão.

Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, participou nesta celebração onde salientou que a realização destas procissões dá a conhecer o que se vive nas freguesias do concelho durante o período da Quaresma. “A Procissão dos Passos de Celeirós é muito conhecida e muito participada pois já se realiza há dezenas de anos. É a procissão que antecede os Passos de Braga e também dá a conhecer o conjunto de Procissões dos Passos que também se realizam nas freguesias do concelho, e que se vivem sempre de uma forma muito particular, muito consciente e participada, sobretudo”, concluiu Firmino Marques.

Chuva não impediu fiéis de acompanharem a Procissão dos Passos de Celeirós

Mesmo com chuva, Procissão do Senhor dos Passos de Celeirós é símbolo de devoção.

Posted by Braga TV on Sunday, April 7, 2019

Acerca Braga TV