Cem alunos de Braga participaram na fase municipal do Concurso Nacional de Leitura
Segunda-feira , Fevereiro 24 2020 Periodicidade Diária nº 2371
Principal / Educação / Cem alunos de Braga participaram na fase municipal do Concurso Nacional de Leitura

Cem alunos de Braga participaram na fase municipal do Concurso Nacional de Leitura

Cerca de 100 alunos dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Braga participaram na fase municipal da 14.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, que decorreu esta terça e quarta-feira na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS).

Esta é uma iniciativa dirigida aos alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico e alunos do Ensino Secundário, tendo como objetivo a promoção de hábitos de leitura e desenvolver competências de expressão escrita e oral entre os mais jovens.

Para a vereadora da Educação, Lídia Dias, o Concurso Nacional de Leitura é um “importante instrumento de capacitação para a leitura, escrita e literacias”. “Esta é uma iniciativa integradora de múltiplas literacias, desempenhando um papel cada vez mais decisivo de capacitação das crianças e dos jovens”, referiu, salientando que o concurso se enquadra no Plano Local de Leitura que o Município está a desenvolver em parceria com a BLCS, Rede de Bibliotecas Escolares e Universidade do Minho.

Neste primeiro momento do concurso, foram apurados quatro alunos de cada nível de ensino que irão representar o concelho Braga na fase intermunicipal.

O “Rei, o Sábio e os Ratos”, de António Mota, o “Tesouro da Sé de Braga”, de Mário de Carvalho e ilustração de Patrícia Ferreira foram os livros trabalhados pelos alunos do 1.º e 2.º ciclos, respectivamente. Já o “Robot Selvagem”, de Peter Brown, e “O meu irmão”, de Afonso Reis Cabral, foram as obras que serviram de mote para os alunos do 3.º ciclo e do Ensino Secundário.

Acerca Braga TV